Assistência Social: Seaspac avança com a implantação de projetos sociais
Durante o ano de 2018, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) avançou na melhoria dos serviços oferecidos à população e na implantação de novos projetos como o projeto Família Acolhedora e Centro Integrado da Pessoa Idosa, conforme ressaltou a titular da pasta, Nadjalucia Pereira Lima.
Secom: Como a senhora avalia o ano 2018 para a Seaspac?
Nadjalucia – Foi de grande valia para a Seaspac, no que tange a melhoria e oferta de novos serviços, a exemplo do Família Acolhedora – Projeto de Lei elaborado em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito, que adicionou mais uma atividade à secretaria. O Família Acolhedora, implantado em janeiro de 2018, iniciou com capacitação de famílias da comunidade para receberem em suas casas, por tempo determinado, crianças e adolescentes que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo amparo, amor, afetividade e a convivência em âmbito familiar, evitando a institucionalização deles em abrigos.
Secom: Além do Programa Família Acolhedora, o que mais houve de novidade na Seaspac?
Nadjalucia – Foi entregue a sede da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher, local onde as mulheres que vivem em Marabá contam com acolhimento e atendimento humanizado em psicologia e assistência social.
Também foi inaugurado o Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues”, que hoje abriga mais de 15 pessoas com 60 anos ou mais, assistidas por uma equipe multidisciplinar composta por cuidadores, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogo, educador físico e servidores de apoio.
Nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) foi implantado outro importante projeto, o Criança Feliz, que dispõe de 400 famílias em acompanhamento. O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir da primeira infância, apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, passando pelo fortalecimento de vínculos aos cuidados, proteção e educação de crianças na infância.
Secom: Como a sede da Seaspac está sendo reformada, o que aconteceu com os demais espaços vinculados a essa secretaria?
Nadjalucia – Os CRAS, os Conselhos Tutelares e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) receberam a limpeza das dependências, após reforma e adequação. Na parte física, os prédios tiveram os sistemas elétrico e hidráulico revisados, além de pintura e outros detalhes. Os locais também ganharam novas centrais de ar, novos computadores e a internet foi potencializada para receber os programas Criança Feliz e Bolsa Família.
Secom: No que mais a Seaspac foi agraciada em 2018?
Nadjalucia – A Seaspac foi beneficiada com aquisição de seis novas viaturas, sendo cinco caminhonetes LD200 Triton e uma caminhonete Ford Ranger, o que melhorou o trabalho das equipes que levam os serviços da assistência social as áreas mais distantes. Também foi finalizado processo de compra de mobiliário e equipamentos.
Secom: Como estão os números referentes ao CadÚnico e Bolsa Família?
Nadjalucia – Em 2018 a SEASPAC, por meio das equipes dos CRAS, levou atendimento à zona rural de Marabá, possibilitando que as famílias tivessem acesso às políticas públicas socioassistenciais. Até novembro, o CadÚnico contabilizava, em Marabá, 32.848 famílias cadastradas. Destas 17.411 são beneficiárias do Programa Bolsa Família, recebendo em média R$ 159,20 mensais, com repasse total, no referido mês, de R$ 2.294.210,00.