Assistência Social: SEASPAC promove oficinas para despertar habilidades de jovens e adolescentes
Desde a última sexta-feira (02) e por todo o mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) promove em todos os dias úteis, em local diferente, oficinas que visam despertar habilidades para o mundo do trabalho, objetivando trabalhar a comunidade inscrita no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), a partir de orientação emanada da Acessuas – Política Nacional de Assistência Social para Acesso ao Mundo do Trabalho.
No dia 02 de agosto, a oficina aconteceu para 25 jovens, de 14 a 18 anos, inscritos no CRAS da Folha 13. O evento teve lugar na Igreja Assembleia de Deus da Folha 6, próximo ao Lar São Vicente de Paulo. Para esse grupo foi ministrada a temática “Autoestima”, que será replicada nos demais CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – e no CREAS – Centro de Referência Especializado e Assistência Social.
Segundo a ministrante da oficina, Kelly Nunes Cortez, que é técnica de referência do Acessuas na Seaspac, no total, serão quatro temas interligados: Autoestima, que irá até dia 9 de agosto; Confiança/Autoconfiança; Tomada de Decisão; e, por último, Criatividade. Os participantes não podem faltar a uma das oficinas, sob pena de perderem o fio da meada, sentirem-se fora do contexto da próxima aula.
De acordo com Reginaldo Carvalho, coordenador do CRAS Folha 13, esse programa do Acessuas é destinado a uma clientela de 14 a 59 anos. No entanto, aquela unidade de assistência social deu preferência à faixa dos 14 aos 18 por ser a que mais tem usuários do CadÚnico desempregados.
Texto: João Batista Ferreira
Fotos: Paulo Sérgio