ASSISTÊNCIA SOCIAL: SUPERVISORES DA SEASPAC PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
Foi realizada de 12 a 16 de novembro, no auditório do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), situado no Bairro Cidade Nova, capacitação para supervisores do Programa Criança Feliz, da Seaspac (Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários), onde representantes de 24 municípios participaram do evento. Na ocasião, o formador foi Luís Carlos Figueiredo, técnico da Seaster (Secretaria Estadual de Assistência Social).
O programa Criança Feliz tem como objetivo o acompanhamento de crianças de 0 a 36 meses e gestantes, as quais pertencem ao público que recebe o benefício do Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico. As ações são de atividades sociopedagógicas voltadas ao desenvolvimento infantil realizadas através de visitas domiciliares. Atualmente, a cidade atende 280 crianças de 0 a 36 meses, e 80 gestantes dos quatro cantos da cidade. Desde sua implantação no município já foram realizadas aproximadamente 1.800 visitas domiciliares. Em Marabá, participaram do evento o coordenador do Criança Feliz, Luiz Silva de Souza, e mais oito visitadores do município.
A capacitação para supervisores do Programa Criança Feliz tem como metodologia as visitas domiciliares realizadas junto a este público. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado e tenham mais chances de vencer a pobreza.
O Programa Criança Feliz é de cunho nacional e tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, sobretudo aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O Criança feliz tem como meta também assegurar as condições para que as crianças se desenvolvam seu pleno potencial. Em função disso surgiu a estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.