Saúde: Segundas e quartas, população tem atendimento estendido em cinco Unidades Básicas de Saúde
Eram 19h da noite quando a dona Jucilene Sousa Oliveira, 58 anos, estava sendo atendida na Unidade Básica de Saúde Demósthenes de Azevedo, na Marabá Pioneira. Ela, que sofre de hipertensão, aproveitou o horário estendido, nas segundas e quartas, em cinco Unidades Básicas de Saúde, para realizar uma consulta médica.
“Nesses só fechamos às 22h. Mantendo todos os atendimentos presentes durante o dia. Então durante a noite, temos consultas médicas, de enfermagem e todos os outros que são realizados durante o dia”, explica Rosangela Moreira Martins, a Rosinha, gerente da UBS Demósthenes de Azevedo.
A medida foi aprovada por Jucilene. “Muito bom, tem muitas pessoas que trabalham e não podem vir de dia e agora vem a noite. Gostei muito. É uma facilidade maior que estou aproveitando”, comenta.
Um dos principais motivos da nova medida, que deve permanecer até dezembro, é atender as demandas de síndromes gripais e problemas respiratórios, além de estender a vacinação contra sarampo, gripe e, principalmente, Covid-19.
“É importante ressaltar a vacinação da Covid porque temos percebido que tem vencido lote de vacinas pela ausência das pessoas se vacinarem. Agora não tem mais desculpa para falta de tempo. Vamos desafogar o Hospital Municipal do que pode ser atendido nas UBSs. Essas pessoas, que hoje estão aqui, talvez estivessem lá”, ressalta Rosinha.
Em outra parte da cidade, na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá, a Alessandra de Oliveira Costa também aproveitou a novidade para vacinar o filho Alexandre de Oliveira Carvalho, de 3 anos.
“É muito importante para saúde dele. Eu já tomei minhas doses, tive caso de falecimento na minha família, por isso não deixo atrasar nenhuma do meu filho. Assim que liberou pra idade dele e com o horário estendido aproveitei e vim vacinar ele”, comenta a professora.
O gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Dilceu Barroso, explica que para consulta médica estão sendo distribuídas senhas, mas no restante as demandas são espontâneas. “Disponibilizamos senhas a partir das 18h. São 20 atendimento médicos, PCCU fica demanda aberta. Realizamos também a testagem da covid e vacinações covid e gripe, assim como curativo e atendimento de enfermagem com crianças”, explana.
São cinco postos de saúde com horário estendido nas segundas e quartas-feiras. Uma em cada núcleo da cidade. Além da Hiroshi Matsuda, Nova Marabá, e Demosthenes Azevedo, na Marabá Pioneira, funcionam nesse sistema a UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, a UBS Amadeu Vivácqua, no São Félix, e a UBS Laranjeiras, na Cidade Nova.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento