Semel: Atleta Giovana Guedes levará o nome de Marabá a campeonatos internacionais de Jiu-jítsu
A atleta de Jiu-jitsu Giovana Guedes tem 14 anos e estuda no Colégio Militar Rio Tocantins. Nos dias 2 e 3 de setembro, ela participará do campeonato Kids International da International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, além de participar de campeonatos internacionais em novembro e dezembro. A modalidade tem apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel).
Giovana começou a treinar aos 4 anos, influenciada por uma prima que praticava o esporte. Ela foi em uma aula experimental e acabou gostando. De lá para cá, passaram-se 10 anos e Giovana já está na 11ª faixa, a verde. “O Jiu-Jítsu significa muita coisa. É uma terapia, é família, é saúde, é amor. Ele me ensinou muitas coisas, muita dedicação e disciplina”, ressalta.
Ao longo da carreira, ela se tornou Bicampeã Sul-americana IBJJF 2022/2023, Campeã Brasileira da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e Campeã Brasileira da Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP), tendo mais de 50 medalhas adquiridas.
Em novembro, ela participará do Abu Dhabi World Pro, na capital dos Emirados Árabes. Já em dezembro do Campeonato Europeu da IBJJF, na Irlanda. Fora o circuito internacional, ela ainda tem participação em campeonatos em Imperatriz, Araguaína e Belém.
“Minha expectativa está alta. Estou me recuperando para começar a treinar. Estou bastante ansiosa depois que participei de vários campeonatos e pretendo desse campeonato e ganhar. Eu também treino na escola porque lá tem professor que dá aula. O pessoal lá me apoia muito. Eu acho muito importante esses incentivos e parcerias por contar de incentivar, ajudar e as pessoas se sentem mais motivadas para continuar e para as outras pessoas se espelharem. Gosto muito de ter ajuda e que continue”, destaca.
Reginaldo Coelho é o professor de Jiu-Jítsu de Giovana Guedes, desde o início. Ele conta que é gratificante poder acompanhar a jornada da atleta e as conquistas. Ele ainda comenta sobre a importância do apoio da Semel para a modalidade.
“É um sonho realizado ter essa atleta tanto do Pará, como da nossa cidade de Marabá, número 1 do mundo no ranking da IBJJF. As parcerias são fundamentais porque não adianta ter o treinador, ter o talento e não ter como você chegar. Então, a Semel, junto com o Colégio Militar são peças fundamentais para ela conseguir chegar e conquistar esses títulos nesses campeonatos”, declara.
O Secretário de Esporte e Lazer de Marabá, Thyago Ferraz, reforça o apoio da Semel para a prática do esporte no município, que tem dado resultados, como a conquista de Giovana.
“A Semel é conhecedora dos projetos sociais de Jiu-jítsu que tem na cidade. Já incentivamos projetos com quimonos, e faz um incentivo mais global, um incentivo com eventos esportivos, às vezes, viagem com ônibus e isso faz com que movimente essa molecada do Jiu-jitsu e faça acontecer o esporte na cidade. O esporte muda a realidade de qualquer local, muda a realidade das crianças. Isso tem que ser incentivado. A gente fica muito feliz com essa conquista da Giovana e a proporção que o Jiu-jitsu tem tomado em Marabá”, pontua.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes