FCCM: Música, brincadeira e conhecimento marcam aula inaugural na Casa da Cultura
Os mais de 1.200 alunos matriculados puderam visitar as dependências e estações da Fundação neste primeiro dia letivo de 2024
A segunda-feira, dia 26, marcou o início do ano letivo na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que organizou uma programação variada para recepcionar os mais de 500 pais e responsáveis dos 1.200 alunos matriculados nos 12 cursos disponibilizados pela instituição. Com apresentações das Bandas Municipal e Waldemar Henrique e Companhia de Artes, além de palestras sobre temas relevantes, a programação foi realizada de manhã e a tarde.
“Essa aula inaugural é preparada para que os pais entendam, porque muitos acham as aulas de música aqui são apenas um passatempo para seu filho e a gente faz questão de mostrar a importância desse projeto para a vida de uma criança e adolescente, bem como o resultado dele, pois já temos vários meninos que vão se formar em Música. Isso é importante também para que todos eles conheçam o funcionamento da Casa da Cultura, da Escola Moisés Araújo e valorizem a importância de tudo isso. Aqui é tudo gratuito, desde instrumentos até alimentação de qualidade, atendimento psicossocial”, explanou a presidente da FCCM, Vanda Américo.
Para chamar a atenção dos alunos, houve muita música, apresentações lúdicas e até brincadeiras de roda com os pequenos. Ao final, cada turma seguiu para conhecer um pouco de cada estação, do orquidário, museu e outros acervos da Casa.
A professora Silmara Queiroz, 39 anos, está tão alegre quanto a filha, a pequena Alice Queiroz, 6 anos, que inicia a musicalização infantil.
“Ela veio participar de uma visita aqui e ficou apaixonada, e me fez prometer que iria matricular ela. Antes de vir, ela estava eufórica para esse dia chegar, tanto que está ali participativa ao extremo. E estou muito feliz, acho que estou mais empolgada do que ela. E assim, eu acredito muito que a música realmente interfere na questão do comprometimento do aluno, numa série de áreas da vida dele e eu penso que vai ser maravilhoso pra ela”, expressa a mãe.
Quem lembrou dos tempos de infância ao voltar para um ambiente escolar, foi a médica Rafaela Moreira, 40 anos, que resolveu entrar na turma de Canto coral adulto, após matricular a filha no canto coral infantil. “Estou adorando conhecer os instrumentos, as salas, os locais, o orquidário, tudo muito bonito e organizado. E eu espero, neste curso, perder um pouco mais de vergonha, soltar a voz, me divertir”, almeja a nova aluna.
Atualmente, os cursos mais procurados pelo público é o de Bateria, Fanfarra e Percussão, por abranger variados instrumentos. O professor de percussão Waldemar Guedes afirma que a missão de ensinar na área da música requer dedicação para conseguir repassar o que realmente eles precisam aprender.
“Eu sempre dou o meu melhor, porque com essa questão de você se doar, você fazer aquilo que você ama, automaticamente os alunos vão pegar aquilo e canalizar. Então, pra mim é um prazer quando estou à frente, na aula junto com os alunos, sempre oferecendo o melhor”, destaca.
É importante lembrar que ainda há vagas nos cursos de coral adulto e infantojuvenil; teclado adulto e violão adulto. Para se matricular, é necessário comparecer à Fundação, localizada na Folha 31, Nova Marabá, munido dos documentos pessoais. Para mais informações, acesse o site da FCCM ou entre em contato pelo fone (94) 3322-2315, que mantém atendimento ininterrupto das 8h às 17h30.
Confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes