Avaliação: Equipe da Secult, Semma, Segurança e demais envolvidos analisam programação do Carnaval 2024
Na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, foi realizada a reunião para avaliar a programação de Carnaval 2024 em Marabá. Participaram representantes da Secult, Semma e Coordenação do Código de Postura, diretores de blocos carnavalescos e órgãos de segurança como a Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
A avaliação de todos os representantes foi positiva quanto à programação oficial, atendendo todos os bairros da cidade, nas quatro noites de eventos. Outro fator que mereceu destaque na reunião de avaliação foi segurança, pois não houve praticamente nenhum incidente com lesão grave aos brincantes.
De acordo com o Tenente Aureliano Nascimento da Polícia Militar, o efetivo foi ampliado com policiais vindos de Belém para reforçar a segurança.
“Este ano de 2024 foi excelente, pois não tivemos registro de lesão corporal e pelo trabalho dos comandos da PM, pelo efetivo que foi disponibilizado, inclusive com policiais vindo de Belém para ajudar na Segurança aqui em Marabá. Para o próximo ano, vamos traçar uma estratégia e planejamento ainda melhor”, destaca.
A programação oficial de Carnaval teve início no sábado,10 e terminou na terça-feira, 13, com o tradicional Bloco Gaiola das Loucas que levou mais de 20 mil pessoas ao bairro de Novo Horizonte, mostrando que o evento tem público em Marabá. O coordenador do bloco, Raimundo Neto, elogia a organização e o apoio de todos os órgãos da Prefeitura envolvidos no evento.
“No geral o carnaval foi excelente em Marabá e cumpriu o que foi prometido para os blocos. Os órgãos foram excepcionais, parabenizamos o poder público e em particular ao secretário de Cultura que sempre nos atendeu. Nossa gratidão a todos que estiveram envolvidos nesse processo”, agradece Raimundo Neto.
Outros representantes de blocos também não poupam elogios à programação, como os blocos Jegue Elétrico e o Carrinho de Mão.
”Ótimo, muito além da expectativa. Ficamos parados por falta de recurso e retornamos com carrão de sena, o público compareceu e foi ótimo, sem problemas, sem confusão. Agradecemos o apoio da Prefeitura, da Secult e da Secretaria de Saúde que nos enviou uma ambulância e também da Polícia Militar”, destaca Amilton Bezerra, Coordenador do Bloco Carro de Mão.
“Avaliamos como positivo esse carnaval. Agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura e também aos nossos brincantes pela responsabilidade, sem brigas, uma brincadeira muito boa. Agradecemos aos órgãos de Segurança e vamos nos preparar melhor para o próximo ano”, explica Darcival Moraes, Coordenador do Bloco Jegue Elétrico.
Para Genival Crescêncio, a avaliação foi positiva com apoio de aproximadamente 30 blocos e atendimentos em todos os bairros da cidade.
“A nossa estimativa é que provavelmente cerca de 130 a 150 mil pessoas participaram das atividades carnavalescas da cidade, além do carnaval oficial e dos blocos tradicionais. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, deu apoio institucional para cerca de 30 blocos, com as licenças e as autorizações. A gente entende que a cidade possui uma geografia bem complexa, são cinco grandes núcleos, e a comunidade precisa, desse momento, para estar produzindo o entretenimento, a diversão das famílias, das comunidades, nas áreas mais distantes”, finaliza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom