Trânsito: Novos agentes e equipamentos, mais ações educativas fazem parte do Balanço do DMTU em 2021
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) programou as operações de fim de ano pela cidade com o objetivo de inibir as irregularidades no trânsito e transporte, assim resguardando a vida dos cidadãos. As ações comecaram no dia 28, somando-se aos resultados e avanços positivos ao longo de 2021, pontuados em uma breve avaliação feita pela direção do órgão, que compõe a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). O balanço foi realizado baseado nos resultados das ações, inclusive integradas a outros órgãos, e nos investimentos da Prefeitura de Marabá.
Finalizando o ano com um efetivo ampliado de 113 agentes, o DMTU tem atuado intensamente com ênfase nas atividades de fiscalização, transporte e educação para o trânsito. Segundo o diretor Jocenilson Silva, diferente de 2020, quando as ações foram voltadas praticamente ao apoio de entidades e instituições no combate e enfrentamento ao coronavírus, esse ano a rotina do órgão voltou à normalidade.
“A fiscalização de trânsito vem desempenhando a função e tem dado resultados, principalmente na área da saúde. Fazendo um comparativo com 2020 houve uma redução de 55% dos leitos ocupados por vítimas de sinistro de trânsito nos hospitais. Vale ressaltar que esses resultados se deram devido a integração entre os órgãos de segurança. Em relação ao transporte, reduzimos bastante a questão dos clandestinos no transporte de passageiros sem credenciamento”, pontua o diretor.
Avanços em 2021
“Tivemos grandes avanços na área da tecnologia. Adquirimos o talonário eletrônico que veio melhorar a eficiência da operação na rua, pois o agente que demoraria em torno de 5 minutos para preencher um auto de infração, agora faz em segundos. Melhorou também a questão dos boletins de ocorrência, hoje a equipe consegue atender em menos de 2 minutos, comenta Jocenilson.
Além da ampliação de agentes, 13 novos, e do talonário eletrônico que a partir de 2022 será utilizado também pelo setor do transporte, o DMTU ainda foi estruturado com rádios de comunicação, o serviço não funcionava há mais de 8 anos. A frequência tem alcance de até 30 quilômetros de distância da zona urbana. Outro avanço importante são os equipamentos de proteção individual (EPI), com o recebimento de colete balístico para todos os agentes. Quanto aos uniformes serão novidades para 2022, as mudanças já estão em andamento segundo o diretor que comemora os resultados dos trabalhos. Além de novos equipamentos.
“Com todo esse aparato, investimentos da prefeitura, vamos dando respostas na segurança e na saúde. Em 2017 eram 86% dos leitos dos hospitais ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, de lá pra cá, a gente vem diminuindo esses números e hoje são 37%. Em 2017 tínhamos um índice de violência no trânsito alarmante e hoje reduziu tanto que não vemos mais falar. Já chegamos a ocupar a quarta posição no estado, mas não estamos mais nesse ranking devido ao trabalho integrado com outros órgãos de segurança”, reforça.
Fiscalização de trânsito
Na visão do agente Gmison Taylor, coordenador de trânsito do DMTU, a presença diária dos agentes nas ruas cumpre com o dever legal que cabe ao órgão, baseado na Constituição Federal, em seu artigo 144, no parágrafo 10º, que tem a ver com a segurança viária. Para isso, tanto as ações diárias e as programadas do órgão acontecem sempre visando o bem estar da população. O coordenador ressalta o número 156 como um meio de comunicação e interação com a sociedade, 24 horas.
“Seja em casos de acidentes, de bloqueio da passagem de veículos em ruas ou entradas e saídas de garagens. Nossa missão é salvar e preservar vidas. Nenhum agente sai com a intenção de autuar, isso infelizmente é consequência da irregularidade do condutor na via. Que bom seria se não houvesse acidentes, infração de trânsito, mas estamos ali para prevenir que isso não venha acontecer”, enfatiza o coordenador.
No relatório anual desenvolvido pelo setor, este anoé possível perceber que os trabalhos foram retomados com força a fim de garantir a segurança nas vias. Um comparativo entre o mês de novembro de 2020 e 2021 aponta aumento nas lavraturas de auto de infração. Foram 1.371 no ano passado, esse ano no mesmo período o número subiu para 1.980. No total, em 2020, foram registradas 11.054 infrações já em 2021, foram 14.890, até o momento.
Quando se trata de direção sobre a influência de álcool, os números continuam próximos, em 2020 foram constatadas 21 autuações, em 2021 são 24. No que tange às remoções realizadas, o comparativo é feito com análise do mês de outubro como exemplo. Ano passado foram 235, esse ano 83.
“O DMTU vem fazendo levantamentos constantemente para sabermos a situação real do município em relação ao trânsito. Aquele núcleo ou bairro onde se observa uma maior quantidade de infrações de trânsito é para onde as fiscalizações são direcionadas, justamente para tentar diminuir”, explica Taylor.
Transporte
Em Marabá, o DMTU tem ainda a função de organizar, controlar e fiscalizar o transporte urbano, e atualmente o município tem de lidar com cinco modais, que são o transporte coletivo, mototáxi, táxi convencional, táxi lotação e o transporte por aplicativo, esse último realizado aqui por 8 empresas credenciadas. Fabiano Reis, coordenador de transporte do DMTU, diz que nesta área o serviço de fiscalização tem sido desenvolvido em acordo com a lei de mobilidade urbana 12.587/2012, que prioriza o transporte em massa.
“É uma espécie de fiscalização um pouco mais especializada, mas voltada para o interesse da coletividade. Entendemos que temos muito a evoluir ainda nesse quesito, mas onde já chegamos é o início de tudo, é a base. Hoje o município tem o projeto de mobilidade urbana, e esse projeto vai avançar. Temos a construção de um terminal de integração que visa acolher os coletivos urbanos e garantir condição digna para as pessoas que precisam desse transporte coletivo”, esclarece Fabiano.
No combate ao transporte clandestino, aquele feito sem autorização da prefeitura, o DMTU removeu 810 veículos ao pátio entre os anos de 2020 e 2021, um número considerado alto pelas autoridades.
“Para 2022 a tendência é diminuir por conta da fiscalização mais próxima, das ações conjuntas com a Polícia Militar, Guarda Municipal, isso tem tido um efeito positivo nas fiscalizações”, observa o coordenador de transporte.
Educação para o Trânsito
A equipe responsável pelas ações educativas do DMTU, a Educação para o Trânsito, também é um elo do órgão com a comunidade. Os agentes que atuam nesta área têm a missão de chamar atenção da população para o cumprimento das normas de trânsito, mas principalmente para as mensagens sobre os graves riscos de acidentes e morte. São deles o desenvolvimento de campanhas, ações nas escolas, as blitzs educativas, mas também pela emissão dos cartões de estacionamento para idosos acima de 60 anos e deficientes, como explica o coordenador Rogério Matias.
“Já orientamos o condutor que jamais estacione nas vagas especiais, e aos idosos, deficientes que façam uso do seu cartão, coloquem no painel, não deixem de utilizar”, alerta Rogério.
Ao longo dos últimos 5 anos, Rogério diz que o setor tem sido estruturado com veículos e equipamentos para as ações, sobretudo produções de vídeos, que com o apoio da secretaria de comunicação tem sido divulgado pelas mídias sociais, mas também, com o apoio dos veículos de comunicação.
“Esse ano tivemos a oportunidade de abrir o leque com vídeos educativos muito interessantes onde tratamos da segurança de um modo geral. Temos trazido temas importantes, no sentido de orientar as pessoas em situações cotidianas do dia a dia. Temos um cronograma de apresentação e desenvolvimento daquilo que sentimos que a sociedade está necessitando. Nossa mensagem está sendo comprada. As pessoas precisam entender que a maior parte dos problemas do trânsito é comportamental. Nossa missão é orientar, conscientizar para que tenhamos uma maior segurança viária”, afirma.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e arquivo