Agosto Dourado: Banco de leite do HMI promove curso sobre aleitamento materno
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório do Hospital Materno Infantil (HMI), um treinamento para os servidores do hospital e público externo sobre aleitamento materno e serviços oferecido pelo Banco de Leite.
O treinamento foi uma iniciativa do grupo de educação continuada do HMI, juntamente com as servidoras do Banco de Leite em parceria com estudantes da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde da Mulher (Laismu) da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa) e faz parte da programação da Campanha do Agosto Dourado, mês dedicado às ações que visam estimular o aleitamento materno e promover informações acerca da amamentação.
“Nós estamos aqui falando também do aleitamento materno, promovendo esse apoio, conhecendo a estrutura, de como acontece nos bancos de leite essa distribuição do que é passado através das doadoras. Essa vontade exclusiva de doar vem delas. A gente pega esse leite e é distribuído para os bebezinhos de baixo peso, os prematuros que precisam aqui dentro do Hospital Municipal”, explica a nutricionista Luciana Gomes do Banco de Leite do HMI.
O encontro reuniu cerca de 30 pessoas entre homens e mulheres que discutiram sobre a importância do aleitamento, as formas de se fazer, os nutrientes e os benefícios tanto para a mamãe quanto para o filho. A estudante de medicina da Facimpa e presidente do Laismu, Lara Cristina Vieira, explicou a importância da ação para a captação de leite e o trabalho do Banco de Leite.
“Os nossos objetivos principais foram pautados justamente pela iniciação científica comprovando quanto a amamentação é importante para essa mulher e quanto a doação de leite salva vidas. É muito importante que todo o público de Marabá entenda e leve a sério a questão do aleitamento materno. Porque cada mulher tem uma especificidade. A gente precisa entender essa especificidade da mulher. Trabalhar em cima disso e fazer com que cada vez mais o Banco de Leite tenha leite para suprir a demanda”, explicou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom