Cultura: Marabaense por opção, Beto Lima levará piseiro e sertanejo para virada do ano
Aos 14 anos, Carlos Roberto de Oliveira Lima participou de um show de calouro em São Geraldo do Araguaia, cidade natal do artista. De lá para cá, o garoto não parou mais. Do eletro ritmo ao sertanejo, ele se mantém no mundo da música desde então, nunca tendo cogitado outra carreira que não fosse de cantor.
“Sempre gostei, desde novo e minha família sempre me apoiou. Não tenho ninguém da família nessa área, fui o primeiro. Mas sempre foi uma decisão e um caminho que tracei. Com 15 anos, após o show de calouros, eu já comecei a trabalhar com música”, conta.
Em 2005, o artista mudou Marabá, cidade pelo qual desenvolveu uma relação especial. “Marabá, eu costumo dizer que é minha mãe de leite, onde consegui tudo que tenho. Tudo eu devo a Marabá. Hoje tenho uma carreira boa como cantor, vivo da música e a cidade sempre me abriu as portas. Aqui montei família, tive meus dois filhos. Tenho casa própria”, agradece.
Aqui já participou de outros shows, como no Festejo Junino, Carnaval, aniversário da cidade, mas pela primeira vez tocará na virada do ano. “Show pela cidade é sempre gratificante, um público maior, como todos tipos de pessoas e que curtem estilos diferentes, mas estão lá pela festa. Essa é minha praia”, complementa.
Em Marabá, ele cantou pela banda Maré Cheia e banda Zoom, passando pelo melody da banda Kassikó, quando decidiu ir para o sertanejo. Formou a dupla Rick e Beto Lima que durou até 2013, seguindo depois para carreira solo. Já se apresentou em diferentes estados brasileiros, como Tocantins, Maranhão, Goiás e São Paulo.
“Quando resolvi entrar em carreira solo, passei a cantar em bailes de formatura, casamento e ir para o sertanejo”, revela o artista. Ele conta que no réveillon, o show focará principalmente no piseiro e sertanejo.
Para 2023, o artista tem projeto de gravar em outros ritmos. O mais novo EP se chama Beto Lima no piseiro. No Canal no Youtube dele é possível encontrar várias performances do artista e outros EP’s, como o gravado na época da pandemia denominado ‘Beto Lima em Casa’ e exibições com outros artistas.
A estrutura do show da passagem de ano já está quase pronta na Praça São Félix de Valois. Nesta semana, as equipes trabalham na montagem do palco e cobertura, para oferecer proteção da chuva. Os órgãos de segurança, que integram o município e estado, já realizaram reuniões traçando os últimos detalhes logísticos da festa.
Serão quatro atrações no total, os shows dos cantores Beto Lima, Júlio César, Karla Cardoso e a animação do DJ Junior Batidão. Além dos shows artísticos, a população vai poder assistir a tradicional queima de fogos com duração de aproximadamente 15 minutos.
O início da festa está previsto para às 20 horas com encerramento às 4 horas da manhã do dia 1º de janeiro de 2023. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a previsão é que em média 15 mil pessoas participem da comemoração. Além da queima de fogos tradicional, na balsa, este ano a novidade será uma cascata de luzes na Praça São Félix.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação