Secult: Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo tem programação variada neste mês de maio
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), a equipe da Biblioteca Municipal, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult) participará da programação do Dia D da Família na Escola, no dia 13 de maio.
O momento contará com exposição, contação de histórias e interação com o estudantes das Escolas Municipais Pedro Cavalcante, na Folha 12, e Jonathas Pontes Athias, na Folha 22. O tema será “A leitura e a escrita como construtoras do desenvolvimento social”.
Já no dia 18 de maio, a Biblioteca prepara uma programação especial de mobilização para os 75 participantes ativos do Desafio Literário 2023.
“Vamos ter um encontro com esses participantes e também vamos passar dicas de leituras para cada desafio porque cada leitura é um livro que tem que se encaixar em um dos dez desafios da proposta”, explica Evilangela Lima, Coordenada Biblioteca Municipal.
O Desafio deste ano tem como tema “Leitura, Livro e Meio Ambiente” e tem como objetivo fomentar o debate sobre o assunto.
A cada mês, os participantes precisam ler um livro que atenda à temática daquele mês do desafio, totalizando dez livros, e postar uma resenha em formato de vídeo nas redes sociais com a #desafioliterariomaraba2023.
Os participantes que concluírem o desafio participarão, ao final do ano, de um sorteio de kindle, tablet e vale presente para compra de livros.
Outra programação especial é o Clube do Livro Conversa de Botões, que ocorre de maneira virtual pelo perfil do Instagram da Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult) e será realizado no dia 27 de maio, às 17h.
Neste mês, a responsável pela condução da atividade será a educadora Aline Pinheiro, com a abordagem de obras literárias com os participantes.
Aproveitando o Dia das Mães, o Clube do livro terá um espaço para mães e filhos/as compartilharem experiências de leituras conjuntas, a fim de demonstrar a importância do afeto no momento de leitura das crianças.
“O Clube do Livro já tem dois anos que acontece de forma virtual porque foi uma proposta que se iniciou lá na pandemia e continua de forma até bem regular. Nós vamos ter participação de mães e filhos, filhas, que vão falar sobre esse momento de leitura, de partilha, porque o momento de leitura tem esse objetivo, de ser um momento de partilhar carinho, conhecimento. Nós esperamos que o Clube do Livro chegue a algumas mães para se sentirem incentivadas a lerem com seus filhos”, reforça Evilangela Lima.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos