Biblioteca Municipal: Desafio Literário continua com inscrições abertas
Ainda dá tempo de participar. Faça sua inscrição e concorra a prêmios. Ler é conhecer o mundo.
Continuam até o dia 16 de fevereiro, as inscrições para o Desafio literário da Biblioteca Orlando Lobo, que fica na Marabá Pioneira. Trata-se de uma competição para a leitura de dez livros, que devem ser lidos até novembro. No ato da inscrição será entregue o cartão com a especificação de cada estilo e temática a serem trabalhados. As pessoas que conseguirem completar o desafio concorrerão aos prêmios.
Segundo Evilângela Lima, uma das coordenadoras da biblioteca, uma vez aceita a proposta, o participante deve também resenhar cada obra lida, ou seja fazer um resumo comentado. Em seguida postar nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) com a seguinte hashtag #desafioliterariomaraba, a fim de serem rastreados para acompanhamento da biblioteca.
A competição já está movimentando as redes sociais. No dia dia 26 de janeiro o usuário “liporai.livroseopinoes” publicou a resenha do livro “13 contistas da Amazônia”, v.8. Ele justificou a escolha do livro “o meu contato com autores de meu estado foi muito restrito à época do colégio e este livro me possibilitaria conhecer a escrita de não apenas um, mas de doze escritores paraenses. (…) Os contos são extremamente ricos em detalhes da cultura paraense, o que me agradou muito”, expressa ele.
Outro seguidor “Fenriz_88” também postou explicação acerca da obra lida. “Pedaço sem metonímia, do auto George Ayres, é o primeiro livro que leio de um autor residente de minha cidade. O livro aborda reflexões do cotidiano do indivíduo somado ao uso das figuras de linguagens. Diferentes de muitos, o livro conta com uma estrutura diferente do tradicional, mas com textos carregados de sinestesia”, detalha ele.
O internauta “Vini_costah” também não perdeu tempo e logo após a leitura já publicou a resenha. O livro lido por ele foi “Contos fantásticos da Amazônia”, de Vânia Andrade. “Fala um pouco sobre a história dos nossos antepassados, de início temos a história do capelobo, que nada mais é do que um índio velho que se transforma em um lobisomem permanentemente e se alimenta apenas de cérebros”, afirma.
Evilângela Lima acompanha as postagens e incentiva os participantes. “Muito bem! Parabéns pelo primeiro desafio vencido. Agora só faltam 9. Você consegue! ”, encorajou.
O PROJETO
O projeto tem como objetivo o incentivo à leitura, são desafios fáceis de cumprir e que ajudam o leitor a se organizar. Não é estipulada uma meta mensal, quem escolhe quantos livros vai ler e quais os desafios vai cumprir, é o próprio leitor. Para Evilângela Lima é muito gratificante ver o sucesso do Desafio Literário. “Nessa época da pós-modernidade que muitos jovens, crianças e adultos, nem pensam em ler livros, vê-los debruçados nas leituras é gratificante. Ler é ter chance de ir além das oportunidades oferecidas mundo afora”, declarou.
PREMIAÇÃO
Quem ganhar em 1º lugar no Desafio Literário vai faturar um tablete, já o 2º lugar um Kindle (leitor de livros digitais), e o 3º lugar uma caixa de som portátil. A faixa etária para participar do desafio é livre. Para utilizar a Biblioteca Municipal, no que diz respeito ao empréstimo de livros, é necessário realizar o cadastro com os seguintes documentos cópia RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos, contato telefônico e e-mail.