Biblioteca Municipal: Inscrições para o Desafio Literário são abertas nesta quarta-feira, dia 16

Vencedores, até o 3º lugar, terão direito à premiação. Em tempo que o entretenimento tecnológico, sem fim didático, está tomando o lugar dos livros, o projeto visa formar leitores de variados gêneros.

A partir desta quarta-feira, dia 16, abrem as inscrições para o Desafio Literário Orlando Lobo, que seguem até o dia 15 de fevereiro. Os interessados devem procurar a Biblioteca Municipal, localizada na Marabá Pioneira. No ato da inscrição será entregue o cartão com a especificação de estilo e temática a serem lidos. As pessoas que completarem o desafio concorrerão aos prêmios.

Segundo Evilângela Lima, uma das coordenadoras da biblioteca, uma vez aceita a proposta, o participante deve também resenhar cada obra lida, ou seja, fazer um resumo subjetivo da obra. Em seguida postar nas redes sociais com a seguinte hashtag #desafioliteráriomarabá para acompanhamento da biblioteca.

O desafio será encerrado na Semana da Cultura, no mês de novembro. O projeto pretende incentivar a leitura, com desafios fáceis de cumprir e que ajudam o leitor a se organizar. Não é estipulada uma meta mensal, a pessoa escolhe quantos livros e quais os desafios quer cumprir. Existem temas variados, assim o leitor pode explorar mais a leitura e até mesmo sair da zona de conforto ao ler algo a que não está acostumado.

Até o fim do prazo, a única regra é ter lido dez livros diferentes, ou seja, se um livro atender a mais de um desafio, o leitor precisará escolher em qual dos desafios o livro vai se encaixar.

“A Biblioteca Orlando Lobo não é só um prédio histórico. Queremos ser uma instituição que estimule a leitura. Essa geração [de crianças e adolescentes] não foi culturalmente estimulada a ler os clássicos literários e conhecer esses autores e outras leituras mais cultas. Essa é uma forma deles terem mais interesse. O desafio vai proporcionar o contato com vários gêneros como cordel, poesia, quadrinhos, livros históricos entre outros”, afirmou Evilângela Lima.

Leitora voraz, Emanuele Kalil, aluna do 9º ano da rede pública municipal, adorou a ideia do desafio literário. “Eu tive bons professores que me incentivaram a ser uma leitora assídua. A leitura abre caminhos e ajuda o aluno a compreender melhor o mundo”, disse.

PREMIAÇÃO

Quem ganhar em 1º lugar no Desafio Literário vai faturar um tablete, já o 2º lugar um Kindle (leitor de livros digitais) e o 3º lugar uma caixa de som portátil. A faixa etária é livre. Para fazer empréstimos de livros na Biblioteca Municipal, basta realizar o cadastro com cópia de RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3 x 4, contato telefônico e e-mail.

SERVIÇO

Biblioteca Municipal Orlando Lobo

Rua Cinco de Abril, 662 – Velha Marabá, Marabá – PA, 68500-040

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas.

ACESSIBILIDADE
X