Biblioteca Municipal: Participantes do Desafio Literário trocam internet por livros
Em menos de um mês do encerramento das inscrições do Desafio Literário da Biblioteca Municipal “Orlando Lobo”, Antônio Adonel de Menezes, de 38 anos, estoquista de uma rede de supermercado, se destaca no projeto por já ter lido oito livros de diversos gêneros e autores, ou seja, completou 80% do desafio. Além dele, 60 pessoas participam do projeto. Todos que completarem o desafio concorrerão aos prêmios.
Apesar de ter uma rotina árdua de trabalho, Antônio Adonel vai a até a Biblioteca Municipal no horário de almoço e ler até dentro do ônibus. Entre os livros preferidos de Antônio Adonel está o “Homem que assassinou Getúlio Vargas”, de Jô Soares.
“Eu não tenho palavras para dizer o quanto é incrível participar de um desafio literário desse porque se trata de um desafio para mim. Eu desapeguei da internet e estou focado no livro. A partir do momento que eu acordo, tomo café da manhã já pego o livro pensando naquela página que eu parei para continuar lendo, a caminho do trabalho, dentro do transporte coletivo tenho outra possibilidade de abrir o livro, o ônibus pode estar cheio do jeito que for, eu viajo dentro da literatura e chego a passar da parada”, relatou.
Evilângela Lima disse que o caso de Antonio Adonel já se trata de uma vitória, onde a biblioteca já ganhou seu prêmio. “Só o fato da pessoa se descobrir um leitor ávido é muito gratificante. A leitura abriu a mente dele, a linguagem dele está melhor, ele evoluiu em todos os sentidos. Isso prova que a leitura transforma até mesmo a postura física da pessoa. Estamos encantados”, enalteceu a coordenadora da Biblioteca.
O DESAFIO
O projeto consiste na leitura de 10 livros até o mês de novembro, quando ocorrerá a culminância na Semana da Cultura. Conforme Evilângela Lima, uma das coordenadoras da biblioteca, uma vez aceita a proposta, além da leitura dos livros, o participante deve também resenhar cada obra lida, ou seja, fazer um resumo subjetivo, e em seguida postar nas redes sociais com a seguinte hashtag #desafioliteráriomarabá para acompanhamento da biblioteca.
Como a iniciativa pretende incentivar a leitura, com desafios fáceis de cumprir e que ajudam o leitor a se organizar, não foi estipulada uma meta mensal, a pessoa escolhe quantos livros e quais os desafios quer cumprir. Até o fim do prazo, a única regra é ter lido dez livros diferentes, ou seja, se um livro atender a mais de um desafio, o leitor precisará escolher em qual dos desafios o livro vai se encaixar.
PREMIAÇÃO
Quem ganhar em 1º lugar no Desafio Literário vai faturar um tablete, já o 2º lugar leitor de livros digitais da marca um Kindle e o 3º lugar uma caixa de som portátil. A faixa etária é livre para participação. Para fazer empréstimos de livros na Biblioteca Municipal, basta realizar o cadastro com cópia de RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, contato telefônico e e-mail.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação