Secult: Em comemoração aos 109 anos de Marabá, Biblioteca Orlando Lobo apresentará história de moradores
Para comemorar os 109 anos de Marabá, a programação da Biblioteca Municipal Orlando Lima trará histórias de quem faz a cidade acontecer, seus moradores. De 4 ao 10 de abril, serão divulgados, nas redes sociais da Secretaria de Cultura, vídeos curtos de moradores, relembrando momentos marcantes de Marabá.
“Estamos sem espaço, por isso ficamos pensando o que fazer. Não poderíamos deixar passar esse momento que representa os 109 anos de Marabá”, comenta Evilangela Lima, coordenadora da biblioteca.
Ainda na primeira quinzena de abril também está previsto o lançamento do livro “O Andarilho Cego”, do professor e escritor Orlando Morais. O evento terá transmissão pelo Facebook na terça-feira (8), às 20 horas.
Também no dia 8 ocorrerá o Histórias na Praça com o tema “Histórias de Rios, Enchentes e Gentes” e participação de Evilangela Lima, Genecy Reis e Lucimar Chagas. A ação será presencial na Praça São Félix e as escolas podem agendar participação através do Whatsapp 94 99138-7868.
Ao longo do mês, ainda estão sendo programadas ações na praça, referente ao dia dos povos indígenas, com o tema “Histórias Indígenas: seus bichos e florestas”, no dia 22. E no dia 25 com o tema “Histórias de livros, escritores e palavras”, referente ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril.
Em função da revitalização do prédio da Biblioteca “Orlando Lima Lobo”, a programação da Biblioteca está acontecendo de forma on-line. Os atendimentos estão acontecendo no prédio do Cine Marrocos, na Marabá Pioneira, das 8h às 14h, de segunda a sexta, apenas para devolução de livros.
Embora as programações aconteçam de forma virtual, a coordenação da Orlando Lobo agenda visitas em escolas e demais instituições. Essas atividades virtuais acontecem na página do Facebook da Secult (@secultmaraba), com divulgação no Instagram da Secult (@secultmaraba).
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento