Obras: Biblioteca Municipal Orlando Lobo será revitalizada
Depois de mais de cinco anos, a Biblioteca Pública Municipal Orlando Lobo, o antigo Mercado Municipal, vai passar por um amplo processo de revitalização na estrutura. Os serviços devem se concentrar principalmente em problemas como infiltrações, partes elétrica e hidráulica.
O prédio é tombado pelo patrimônio histórico do município e a infraestrutura original deve ser preservada. De acordo com o engenheiro civil, Lucas Garcia, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), o projeto foi pensado preservando os detalhes históricos do antigo prédio.
“Nós não vamos mexer na infraestrutura, apenas alguns problemas como infiltrações, pois estragou a pintura, forro e a parte elétrica e depois queremos entregar o prédio dentro da sua originalidade e dentro das condições para uso de da população novamente”, explicou Lucas Garcia.
A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada na semana passada e os trabalhos devem começar nos próximos dias. Durante o andamento da obra, a biblioteca ficará fechada ao público e o atendimento da Secretaria de Cultura, que funciona também no mesmo prédio, será transferido temporariamente para o Cine Marrocos, na Avenida Antônio Maia com Travessa Lauro Sodré.
“Aqui é um espaço de muitos eventos culturais e também onde funciona a Secretaria de Cultura. Nós daremos o expediente, no período da reforma, no Cine Marrocos, e a biblioteca estará fechada. Pedimos a contribuição e a paciência dos nossos usuários por esse tempo que não vai funcionar e pedimos a compreensão da população, pois logo funcionaremos em um novo espaço revitalizado”, informou José Scherer, Secretário Municipal de Cultura.
De acordo ainda com Scherer, a Biblioteca Orlando Lobo, por ser um prédio antigo, apresentava infiltrações e que poderia comprometer a estrutura do espaço. “A biblioteca pública municipal Orlando Lobo é uma instituição que é muito frequentada e apesar de ser um prédio histórico, precisa de algumas reformas pois com o passar do tempo a madeira vai se deteriorando e também temos problemas com a rede elétrica e hidráulica”, disse.
A revitalização vai contemplar o telhado, calhas novas e colocar quedas d’água para não ficar pontos de água, refazer o forro em gesso, retirada das centrais de ar laterais e confeccionar drenos para o escoamento da água das centrais. Pintura completa, instalação de sistema de combate a incêndio, dispositivo de proteção para-raios e revitalização completa da parte elétrica.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio