Semed: Blitz educativa convida para Dia D da Família na Escola
Na manhã desta sexta-feira (12), foi realizada uma ação educativa em vários pontos da cidade promovida pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convidando a população para participar das programações que serão realizadas nas escolas, neste sábado (13). É o dia D da Família e o pedido de paz nas escolas.
No núcleo de São Félix, a equipe da Semed ficou concentrada no segundo semáforo na Rodovia BR 222, com entrega de panfletos e colocação de adesivos nos veículos. Já em Morada Nova, outra equipe atuou nas proximidades da escola Fé em Deus, na Avenida Tocantins.
“Hoje é o dia que antecede o dia D da família e pela paz nas escolas e estamos em toda a cidade, em pontos estratégicos, fazendo nossa blitz. Esse é o dia que adesivamos os carros e convidamos a toda comunidade para que no sábado dia 13, juntos com a família e com os alunos que estejam nas escolas, participando dessa programação especial”, explicou o professor Izaque Amorim, diretoria de Ensino da Semed.
Neste ano, a programação traz o tema “Paz nas Escolas”, em resposta aos recentes ataques registrados em escolas de todo país. Nesse dia, uma programação especial acontecerá em todas as escolas públicas municipais e estaduais de todo país.
“Esse ano, estamos falando muito sobre o dia de ter uma cultura de paz nas escolas e é um dia importante para nossa comunidade escolar e queremos convidar a todos que participem. Venha conosco participar desse dia especial para a educação do município”, declarou Izaque Amorim.
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos, cujos pais acompanhavam o desenvolvimento nas aulas. Para o evento, cada escola define a programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos,
“Nossas escolas abrem às 7h30 da manhã, são 200 escolas em Marabá e 57 mil estudantes e todos os familiares estão convidados a irem para a escola de seus filhos, pois tem escola que vai fazer pela manhã, outras à tarde, outras a noite, atendendo o interesse e a necessidade da sua comunidade escolar e não podemos deixar de participar deste dia tão importante para a educação em Marabá”, convidou Fábio Rogério, diretor Geral de Ensino.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio