Verão ecológico: Casa da Cultura realiza blitz sobre cuidados com o meio ambiente
Durante a manhã desta quinta, 22, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizou a Blitz Educativa “Verão Ecológico”, em frente ao Partage Shopping, onde foram distribuídas lixeiras ecológicas aos motoristas e pedestres que trafegavam pela Rodovia Transamazônica (BR-230), além de exposição de faixas e placas com frases de conscientização para as pessoas não jogarem lixo em vias públicas, rios, esgotos, etc.
A ação é realizada há 5 anos por iniciativa da Presidente da FCCM, Vanda Américo, e contou com a participação de várias extensões da Fundação, como funcionários do Museu Francisco Coelho, Praça da Juventude e apresentações das Bandas Municipal, Pé de Moleque e Waldemar Henrique.
A blitz sempre acontece no final do mês de junho, início do verão, onde a demanda nas praias da região cresce e por conseguinte o aumento de lixo também.
“O pessoal baixa o vidro do carro e joga o lixo. Então, nós trouxemos essa campanha para dar bolsinhas para usarem dentro dos carros e não jogar nas ruas da cidade. Nós estamos no verão e temos praias lindas e rios maravilhosos”, pontua a presidente, fazendo alerta para a população.
“Não vamos deixar lixo em nossos rios. Vamos preservar para nossas gerações futuras. Você que vai à praia é responsável pelo seu lixo. A gestão tem o cuidado para manter a cidade limpa. A gente se orgulha quando uma pessoa chega em nossa cidade e fica feliz em ver que aqui não tem pichação, lixo nas ruas e a gente deve ter cultura de um povo preocupado com o Planeta, em qualquer gestão. Isso não reflete só na beleza da cidade, mas na saúde do povo”, aborda a presidente da Fundação.
Durante a blitz educativa, a FCCM contou com apoio de Agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na organização e segurança no trânsito para momentos de pausa para a entrega das sacolas ecológicas aos transeuntes.
A iniciativa chamou a atenção do autônomo Cristóvão Júnior, 30 anos. “Fazer um trabalho desse de conscientização é de uma relevância muito grande, porque você cuida do meio ambiente”, contribui.
Para a caminhoneira Cristina Pereira, 34 anos, que mora no Mato Grosso, trabalhos como esse contribuem para a educação sobre o meio ambiente, tornando a cidade limpa. “É muito bonito conscientizar as pessoas a não jogar lixo nas ruas, porque muitas pessoas não têm essa consciência, abrem a janela do carro e jogam o lixo. As pessoas têm que entender que não devem fazer isso justamente porque causam alagamentos e depois vão para o rio”, destaca.
A ação também será realizada na próxima terça, 27, no Núcleo São Félix II, durante toda a manhã.
Confira algumas fotos da ação:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos