Boletim da Defesa Civil da segunda-feira, 06 de abril

As águas dos rios Tocantins e Itacaiunas estão retornando à normalidade, chegando o nível aos 10 metros, às 9 horas, desta segunda-feira, 06 de abril. Ontem (05), nesse mesmo horário, o nível era de 10,25 metros.

Segundo o último boletim da Defesa Cível, até o momento, a enchente deixou 5.100 famílias desabrigadas e/ou desalojadas em Marabá. Cerca de 1.860 famílias foram para os 15 abrigos da cidade e outras mais de  2.700 desalojadas se acomodaram em casas de parentes e amigos.

Essas operações foram realizadas pela Defesa Civil em parceria com Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiro Militar, Seaspac – Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, que possibilitaram o cadastro de famílias e logística de atendimento, além de outros órgãos como a Secretaria de Saúde.

O Estado e município doaram 3.600 cestas básicas, sendo que cada abrigo recebeu também água potável, energia elétrica e banheiro químico.

Veja o resumo das operações:

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS
Total de famílias desabrigadas 1.861
Total de famílias desalojadas 2.790
Total de famílias em outros casos 512
Adultos 5.885
Crianças/Adolescentes 5.571
Idosos 726
Total de Pessoas atingidas 11.116
Total de Mudanças 3.499
Total de famílias atingidas direta e indiretamente 5.163
Quantidade de abrigos 15
MANUTENÇÃO DOS ABRIGOS
CESTAS BÁSICAS (MUNICÍPIO) 1.600
CESTAS BÁSICAS (ESTADO) 2.000
CADA ABRIGO, TAMBÉM MANTIDO COM ÁGUA POTÁVEL,

ENERGIA ELÉTRICA E BANHEIRO QUÍMICO.