Boletim da Defesa Civil de 27 de março

O nível do Rio Tocantins  continua diminuindo. Nessa sexta-feira (27), segundo a Defesa Civil de Marabá, marcava 11,73 metros, às 9h15 da manhã, nove centímetros a menos que a medição do mesmo horário de quarta-feira (26). Os números já apontam uma redução de 93 centímetros em relação ao pico que aconteceu no último sábado (21), às 7 horas, quando a marcação era de 12,66 metros.

O número de famílias desabrigadas chegou a 1.494. Ao todo,de acordo com a Defesa Civil Municipal, 11.116 pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelas cheias no município. No total, 917 famílias estão em 15 abrigos espalhados pela Marabá Pioneira, Cidade Nova, Nova Marabá, Morada Nova e São Félix.

As equipes da Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros (Defesa Civil Estadual), Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários) e Exército estão prestando assistência em todos os abrigos do município. Os desabrigados receberam cerca de 1.600 cestas básicas, além da visita de equipes de saúde, que fizeram a vacinação contra a gripe, a distribuição de medicamentos e estão prestando atendimento e monitoramento sobre possíveis casos do coronavírus. Cada abrigo é mantido com água potável, energia elétrica e banheiro químico.

Ao todo, foram utilizados sete caminhões baús da Defesa Civil, 25 caminhões de 25 toneladas do Exército, um caminhão dos Bombeiros, quatro barcos da Defesa Civil, um barco dos bombeiros, 5 barcos do Exército ao longo da operação.

Acessibilidade