Boletim da Defesa Civil do dia 28 de abril

O nível do Rio Tocantins voltou a sofrer queda nessa terça-feira (28). Ás  18 horas a marcação da régua fluviométrica da Seção Fluvial da 23ª Brigada do Exército marcava 11,60 metros. Uma diminuição 15 centímetros em comparação ao dia anterior.

Atualmente há 282 famílias distribuídas em sete abrigos montados pela Defesa Civil e um não-oficial. Os abrigos estão divididos entre a Avenida Getúlio Vargas, antiga Feirinha na entrada da Marabá Pioneira, Alzira Mutran e Z-30 (não oficial), no núcleo Velha Marabá. No núcleo Cidade Nova, as famílias estão no Galpão do Bom Planalto e na Obra Kolping, e na Nova Marabá, no galpão da Folha 32.

Atualmente há 1.128 pessoas nos abrigos, a maioria se encontra no abrigo da Feirinha na entrada da Velha, com 63 famílias, e nos abrigos da Cidade Nova que contam com 45 famílias cada. As famílias abrigadas estão recebendo cestas básicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários.

Desde o dia 13 de abril, a Defesa Civil, com apoio do Exército, voltou a prestar apoio logístico às famílias que já haviam retornado para suas casas. Vale ressaltar que o abrigo da colônia Z-30, está funcionando sem o consentimento da Defesa Civil municipal, que depois da última cheia de março, o local passou a ser considerado inseguro para construção de abrigos.

A recomendação da Defesa Civil é que apesar da diminuição do nível dos rios, a população aguarde que a marcação se aproxime dos 9 metros para retornarem às suas residências.

Acessibilidade