Boletim Defesa Civil desta sexta-feira, dia 03 de abril

O nível do Rio Tocantins teve um recuo de 21 centímetros nas últimas 24 horas. Na manhã desta sexta-feira (03) a marcação alcançou o valor de 10,88 metros. Essa foi a maior redução já registrada dentro de um período de 24 horas. No total, o recuo em comparação ao pico de 12,66 metros, atingido em 21 de março, já é de 1,78 metros.

Já foram entregues 2.472 cestas básicas. Sendo 980 aos abrigados e 1492 aos desalojados. Também já foram realizados 1219 atendimentos médicos nos abrigos, incluindo clinico geral, enfermagem, vacinas, testes rápidos e glicemia. Além da entrega de medicação e emissão de Cartão SUS. Os atendimentos também incluem orientação e monitoramento sobre possíveis casos da Covid19.

A expectativa é que o volume das águas continue diminuindo, mas a orientação da Defesa Civil é que o retorno das famílias desabrigadas ocorra somente quando a medição chegar a 9 metros. O número de famílias desabrigadas cadastradas atualmente no órgão é de 1.861, estão espalhadas pelos 15 abrigos localizados nos bairros Marabá Pioneira, Cidade Nova, Nova Marabá, Morada Nova e São Félix. Ao todo, 5.163 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pelas cheias no município, totalizando mais de 11 mil pessoas.

As equipes da Defesa Civil Municipal juntamente com o Corpo de Bombeiros (Defesa Civil Estadual), Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Exército estão prestando assistência em todos os abrigos. O reabastecimento de água é feito três vezes ao dia e a higienização dos banheiros é realizada diariamente duas vezes.

Ao todo, durante a operação, foram utilizados 33 caminhões, sendo sete do tipo baú da Defesa Civil, 25 do Exército e um dos Bombeiros e mais 10 barcos, dos quais quatro são da Defesa Civil, um dos Bombeiros e cinco do Exército.

Acessibilidade