Bolsa Família: Atualização cadastral é prorrogada

(2 de fevereiro de 2021)


Benefícios não serão bloqueados por esse motivo

Como medida para evitar aglomerações nos postos do Bolsa Família em todo país em razão da pandemia (Covid-19), o Governo Federal estendeu por mais 90 dias, a contar do último dia 18 de janeiro, o prazo para a atualização do cadastro do Bolsa Família. Dessa forma, nenhuma família que estiver com cadastro desatualizado precisa ir aos centros de atendimento do programa para fazer atualizações, pois os benefícios não serão bloqueados por essa razão.

De acordo com Benezilda Pereira Lima, a Bena, coordenadora do Comitê do Bolsa Família em Marabá, com a prorrogação o beneficiário terá mais tempo para se organizar e fazer a atualização cadastral sem ter a necessidade de lotar o posto para fazer esse serviço.

“A prorrogação é para que não haja aglomeração e que se possa cumprir as normas da saúde em relação à pandemia. Estamos fazendo os agendamentos das atualizações e não tem porquê todos correrem para o comitê pensando que vão perder o benefício, as pessoas ainda têm 90 dias para a atualização cadastral. Então é somente agendar e vir durante esse prazo para realizar o serviço”, esclareceu Bena.

Em Marabá são atualmente 41.024 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo que somente no Bolsa Família são 16.769 famílias beneficiárias. Bena analisa que esses números tiveram um acréscimo nos próximos meses.

“Todos os dias realizamos atualização de cadastros e novos cadastros são feitos. Desde novembro do ano passado, já realizamos algo em torno de 3 mil novos cadastros, faltando apenas a aprovação do ministério da cidadania para inserir as novas famílias no benefício”, afirma.

 

 

Benezilda, coord do Bolsa Família

A sede do Programa Bolsa Família fica na entrada da Marabá Pioneira.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio