Bolsa Família: Comitê Municipal realiza até 100 atendimentos diários para Cadúnico e outros benefícios
A jovem, Karla Carneiro, 23 anos, se dirigiu ao Comitê Municipal do Bolsa Família para realizar o cadastro e receber o benefício. Ela está dentro das estatísticas, pois cerca de 98% das 17.319 famílias que recebem o valor no município são chefiadas por mulheres. Ela é mãe de um bebê de dois meses de vida e levou os documentos pessoais e a carteira de vacinação da criança para solicitar o auxílio.
Karla Carneiro é moradora da comunidade Tapirapé, na zona rural do município. Ela explica que o benefício vai ajudar a comprar fralda e leite para o bebê que não pode ser amamentado. “O Bolsa Família é importante para as mães que não tem carteira assinada ou salário fixo. Então nos ajuda nas coisas básicas para a criança”, reitera.
Para ter acesso ao Bolsa Família e outros benefícios, é necessário realizar o Cadastro Único (CadÚnico) para obter o Número de Inscrição Social (NIS). É a porta de entrada para os diversos programas sociais. Foi o caso de Karla que precisou primeiro realizar o CadÚnico para poder se inscrever para receber o benefício. “O atendimento está tranquilo e organizado com a distribuição de senhas”, elogia.
Atualmente, com a pandemia, o Comitê realiza de 70 a 100 atendimentos diários tanto para CadÚnico, quanto para o Bolsa Família e outros benefícios. O encaminhamento é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o atendimento para as pessoas da zona rural é realizado diretamente pelo Comitê.
“Nós realizamos a entrevista com as pessoas para o CadÚnico, colocamos as informações no sistema e o Ministério da Cidadania realiza a seleção por meio do cruzamento de dados para saber se de fato essa pessoa se encaixa nos requisitos”, explica a coordenadora do Comitê do Bolsa Família em Marabá, Benezilda Lima.
A partir desses dados levantados é feita a análise para saber se a pessoa se encaixa no benefício principal, Bolsa Família, e a partir daí há um prazo de 90 dias para o resultado da solicitação.
O CadÚnico precisa ser atualizado a cada dois anos. Tanto no cadastro quanto na atualização o responsável familiar precisa levar os documentos RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Comprovante de residência originais de todos os membros que moram na mesma casa.
Diversos benefícios e programas sociais podem ser acessados por meio do NIS como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, ID Jovem, programa Minha Casa, Minha Vida, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, isenções em provas de concurso público, por exemplo, e outros.
“O CadÙnico veio para ser uma rede de proteção para os mais vulneráveis e faz uma seleção para os programas sociais. Por isso, quem ganha mais de três salários mínimos não faz parte do perfil atendido”, ressalta a coordenadora.
Com a pandemia, o Comitê precisou ajustar o atendimento mas continua oferecendo assistência em casos de novos cadastros, BPC e Sistema de Atendimento ao Cidadão ligado à Caixa Econômica para assuntos relacionados ao Bolsa Família. Antes da pandemia, o Comitê realizava ações de busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade social principalmente na zona rural.
“Hoje nosso Comitê está com espaço bem estruturado e com atendimento mais adequado. Nosso intuito é fazer com que os CRAS também estejam habilitados a atender mais as demandas. Infelizmente, muitas pessoas, às vezes, não tem dinheiro para vir aqui”, reitera Benezilda Lima.
Serviço
O Comitê Municipal do Bolsa Família fica localizado na entrada da Marabá Pioneira, Avenida Antônio Maia, 1018. O telefone para contato é o 3322-6199.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio