Semed: Criatividade e dedicação aos alunos do Centro de Atendimento Especializado na área de Surdez
Atendendo 47 alunos surdos do município com ensino bilíngue, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a Língua Portuguesa, além de Matemática, tudo no contraturno da escola regular, o Centro de Atendimento Especializado na área de Surdez (CAES) faz diferença na vida destas pessoas.
O centro, ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com uma equipe de oito profissionais, dentre eles há intérpretes, professores e atendimentos clínicos. “Equipe hoje é interdisciplinar, com coordenadores, pedagogos, intérpretes de libras, equipe clínica com fonoaudiólogo, assistente social, além da equipe de apoio, agente de portaria, cozinha”, conta Michele Matoso, coordenadora do CAES.
O CAES tem salas de aulas climatizadas, salas de coordenação, banheiros e refeitório. Pedagogicamente, assim como nas escolas regulares, os professores esbanjam criatividade e dedicação na confecção de materiais e recursos pedagógicos para estimular o aprendizado dos alunos.
“Temos um suporte de professores surdos que atendem do 1º ao 5º ano ensino da libras, outros que é alfabetização de libras do 6º ao 9º ano e temos professora de português para modalidade escrito dentro da libras e professor de matemática e português”, explica Michele.
O CAES e a Semed também dão todo o suporte logístico, buscando e levando os alunos em casa nos dias de aula.
Um dos professores do Centro é Luciano Gonçalves. Surdo desde o nascimento, ele lembra das dificuldades que teve em aprender libras e comemora a oportunidade em ensinar hoje em dia. “Trabalho com alunos do 6º ao 9º ano. É muito importante aprenderem, fazemos diagnóstico, avaliação, adaptação e ensinamos tanto o básico quanto o avançado. Sentimento de muita felicidade de que eles tenham suporte e possam aprender”, comenta Luciano.
Em conjunto funciona a Central de Interpretação de Libras (CIL), ambos ficam localizados na Folha 26, ao lado da OAB. A Central é responsável pela parte social e presta assistência aos surdos, que necessitam de um intérprete para alguma demanda social, como tirar carteira de trabalho, visita médica, problemas com a justiça. O serviço é disponibilizado aos surdos com agendamento, mediante solicitação com antecedência de 24 horas ou ainda emergencial, se imprescindível.
A CIL e o CAES realizam atendimentos em delegacias, hospitais ou qualquer situação que a comunidade venha a necessitar. “A gente orienta que não sejam atendidos sem a presença do intérprete. Essa última semana foram em torno de 35 atendimentos, contando formas remotas e presenciais. O CAES acaba fazendo esse serviço também, porque não vamos deixar de atender uma demanda da comunidade”, destaca Michele.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa