Cajum: Programa “Qualificando para o mundo” realiza formatura nesta sexta-feira (28)

As inscrições estão abertas para os cursos no mês de abril. Os interessados podem procurar a Casa da Juventude pela manhã, das 9h às 11h, e a tarde das 14h às 18h.

O Programa Qualificando para o mundo, promovido pela Casa da Juventude de Marabá (Cajum), já formou 9.832 alunos nos cursos ofertados no ano de 2019 e esse quantitativo irá aumentar para mais de 10 mil alunos qualificados nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, quando será realizada mais uma formatura de turmas.

O programa conta com apoio da Prefeitura e veio para dar oportunidade para jovens que buscam se qualificar. Segundo o coordenador da Casa da Juventude de Marabá, Giorgio da Silva Santos, a meta do Cajum é formar 12 mil alunos até o final do ano. “O programa vem para apoiar aqueles jovens que saem do ensino médio e, por várias razões, não têm condições de custear despesas de curso, dando oportunidade para os jovens e para aquelas pessoas que participam de programas sociais, como o bolsa família”, explica.

A aluna do curso de Designer de sobrancelha, Luciana Cerqueira, de 27 anos, é professora e pretende aumentar a renda. Ela já está finalizando o curso, mas conta que quando começou não sabia utilizar a pinça, ferramenta de trabalho, e hoje ela já adquiriu habilidade para manusear bem os equipamentos. “O que me trouxe a fazer o curso de designer de sobrancelha foi ter uma segunda opção profissional, porque trabalho apenas um horário então preferi ter uma segunda profissão, além de aprender coisas novas. Estou amando o curso”, relata Luciana.

O instrutor do curso, Henrique Sandro do Nascimento, de 25 anos, já atua na casa da Juventude há 3 anos, com intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho. “Nossos cursos tem aulas práticas e teóricas. Aqui elas aprendem desde o design simples ao avançado pra que elas saiam daqui capacitadas a atuarem no mercado de trabalho exercendo a função de designer”, completa Henrique.

Além do curso de Designer de sobrancelha, atualmente são oferecidos os cursos de Auxiliar administrativo, Operador de caixa e Recepcionista médico hospitalar, com carga horária de 40 horas. Até abril serão ofertados quatro cursos por mês, e de abril até dezembro serão cerca de 12 cursos mensais. As inscrições estão abertas para os cursos no mês de abril. Os interessados podem procurar a Casa da Juventude pela manhã, das 9h às 11h, e a tarde das 14h às 18h.

Carlos Patrick, de 25 anos, ficou sabendo do curso de Auxiliar administrativo nas redes sociais e está animado com a oportunidade. “O curso contribui muito para a qualificação de jovens no mercado de trabalho. Sairemos daqui qualificados e vamos correr atrás de ampliar o nosso conhecimento”, declara.

Kécia Gabriele Silva também escolheu fazer o curso de auxiliar administrativo porque acredita ser uma área com boas perspectivas de contratação. “A gente aprende toda a parte de documentação. Aqui tem várias opções de curso e me identifiquei com essa. Hoje o mercado de trabalho procura quem tem melhor qualificação. Acredito que essa oportunidade que a CAJUM está dando pra gente é muito importante”, conclui.

Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade