CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO FAZ BLITZ EDUCATIVA NA FOLHA 28
O Hospital Materno Infantil (HMI), por meio de seu Banco de Leite Humano (BLH), promoveu última blitz educativa na manhã desta quinta-feira, no semáforo da Folha 27, dando prosseguimento à programação do “Agosto Dourado”, que visa a conscientização acerca do aleitamento materno, assim como doação de vasilhames para acondicionamento de leite para recém-nascidos daquela casa de saúde, cujas mães, por alguma razão, não podem alimentá-los.
Segundo a nutricionista Lígia Viana do Carmo, coordenado do BLH, o leite doado ao HMI tem como prioridade os bebês prematuros. No entanto, como existem mães que no primeiro momento não podem amamentar, o banco de leite é obrigado a alimentar também esses recém-nascidos. “Isso acontece principalmente quando o parto é cesariano”.
No último semestre, as mulheres de Marabá doaram ao HMI o equivalente a 108 litros de leite, o que está dentro da média. Porém, a coordenadora afirma que não foi suficiente para alimentar a quantidade de bebês desse período. Por isso, é importante fazer campanhas para aumentar a doação,
Quanto a campanha em curso, Lígia garante que o objetivo está sendo alcançado, tanto no que se refere à coleta de vasilhames (deve chegar a mais de 300) quanto na orientação do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida das crianças.
A campanha prossegue no domingo, 27, com a 1ª Caminha e Corrida do Banco de Leite, cujas inscrições acontecem no HMI, com investimento de três potes de café solúvel (vazios) com tampa plástica, para armazenamento de leite.
Concentração da caminha e corrida em frente ao CTA, às 7h, com saída para a Orla do Tocantins, seguindo em direção ao bairro Santa Rosa até o Porto do Exército, retornando para o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, na Travessa Santa Teresinha, perfazendo percurso aproximado de cinco quilômetros.
A campanha será encerrada dia 02 de setembro, com o 2º chá beneficente do Banco de Leite Humano do HMI, no Salão Nobre do Círculo Militar de Marabá.