FCCM: Cantata de Natal encanta público na Marabá Pioneira
O clima natalino tomou conta da Velha Marabá, coração da cidade, na noite desta quinta-feira (16). As apresentações do Coral Infantil e da Banda Municipal Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), começaram por volta das 19 h. As pessoas que passavam na frente do Museu Municipal pararam para acompanhar o espetáculo.
“É a primeira vez que acompanho. Estou achando muito bonito, maravilhoso. Só tinha visto apresentações por vídeo, mas pessoalmente é ainda mais bonito. Muito importante em um momento de pandemia em que não podemos estar presentes em muitos eventos e ter isso em um momento de Natal aquece o coração”, comenta Pamela Helita, 23 anos.
O estudante Arthur Santana, 16 anos, disse que é a terceira vez que acompanha uma apresentação da banda e do coral. “É bem interessante, bom para cultura, para incentivar que novas crianças procurem a arte. Já conheço o trabalho da Fundação, acho bem legal e importante pra nossa cultura. É um prazer poder acompanhar alguma coisa nossa, da terra, da cidade”, completa o jovem.
Além de canções natalinas, a apresentação contou com músicas populares como Michael Jackson, ABBA, temas como da Champions League, entre outros. O maestro Walkimar Guedes empolgou a galera com arranjos originais, criando um Medley (formato musical em que várias músicas são misturadas, de modo harmônico) com as músicas Noite Feliz e Jingle Bell.
“Para apresentação de hoje eu preparei um arranjo especial com Noite Feliz e Bate o Sino (Jingle Bell), criei um arranjo diferente, mais dançante, para apresentarmos. Trabalhamos alguns dias a fio com eles para trazer algo novo e diferente pra sociedade”, explica.
Na sexta-feira (18), será realizada outra apresentação, na Árvore de Natal da cidade, localizada na entrada da Velha Marabá. A presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Vanda Américo, explica que as apresentações encerram um ciclo da Praça da Juventude e da FCCM.
“Essa criançada que faz música tem o maior prazer de fazer esse momento. Hoje no Museu e amanhã na Árvore de Natal. É uma apresentação que traz o espírito natalino, esperança e cultura. A gente faz isso para quem está aqui e quem não está pode assistir pelo Instagram da Fundação”, comenta Vanda Américo.
“É com muito prazer que concluímos mais um ano vitorioso para levar adiante esse projeto de música pelos quatro cantos da cidade. É uma forma de divulgar a cultura e formar cidadãos”, conclui Wania Gomes, diretora do Museu Municipal.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento