FCCM: Cantata de Natal reúne mais de mil estudantes do Projeto Música em Todo Canto
Hoje, sexta (15), a cantata será na Árvore Gigante, a partir das 18 horas
Uma noite de grande festa. A Cantata de Natal da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) já se tornou uma das tradições do Natal marabaense e chega na quarta edição maior do que nunca. Foram mais de mil estudantes reunidos para se apresentarem ao grande público, que prestigiou o evento em clima natalino.
“A gente trabalha na Liberdade, no Cristo Rei. Trabalhamos no Amapá através do Servi, na Fundação,. Trabalhamos aqui no Mendonça Vergolino , KM7, Araguaia, Coca-Cola. Tem duas unidades em São Félix Pioneiro, Maria Luzia, lá no Jarbas Passarinho, Pequeno Pajé, Evandro Viana, Morada Nova, Pedro Pérez Fontenelle. Então, nós trouxemos para cá um pouco de cada um. O Coral do Ministério Público. Escola Família Agrícola. Então essa é a grandiosidade desse projeto. A gente está trazendo apenas essa amostra para a praça”, destaca a presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Vanda Américo.
Além das tradicionais apresentações dos corais e bandas da Fundação, este ano a cantata contou com o espetáculo de balé “A Branca de Neve”, realizado pelos alunos da Praça da Juventude; o espetáculo de dança “Chapeuzinho Vermelho”, realizado pelos alunos da Escola José Mendonça Vergolino, e uma aparição toda especial do Papai Noel, com direito a Mamãe Noel, Duendes e até mesmo o Grinch, personagem icônico da cultura natalina que busca “destruir o Natal”.
“Esses espaços são nossos, são deles, e eles precisam vivenciar essa cultura em praça pública. Com atrações que preparamos exclusivamente para eles. Já tem alguns anos que fazemos aqui no Museu essa culminância do projeto. Depois estaremos na árvore de Natal, fazendo a queima de fogos com a banda e tudo. É Natal, a gente tem que festejar. Foi um ano muito produtivo. Chegando, acolhendo, abraçando e trazendo essas crianças para ter esse convívio com a cultura no contraturno escolar”, completa Vanda.
Uma das alunas beneficiadas pelo projeto é a Alicia Alvino Silva, 12 anos, ela era estudante de flauta doce, mas trocou o instrumento pelo saxofone. “Eu participei ano passado e foi muito legal. Esse momento de Natal é muito bom! Adoro tocar as músicas de Natal O Papai Noel Eu acho muito bacana. Fico feliz de vir tocar aqui”, comenta.
E quando se fala em Natal, uma das primeiras coisas que vem à cabeça de todos é a família. E a família da pequena Valentina dos Santos, 5 anos, compareceu em peso para acompanhar a apresentação dela, que é aluna de musicalização da Fundação.
“Eu gosto muito das aulas e estou gostando muito de estar aqui. Vou cantar e todo mundo vai ouvir é muito legal”, comenta a pequena que é motivo de orgulho para seu irmão Pedro dos Santos, 10 anos
“Vim ver minha irmã cantar e fico feliz. A música não é tocada sem sentimento. É um jeito de expressão. Acho muito legal ver ela cantando.”, declara o garoto.
Ela também é um dos mais de 4 mil alunos atendidos pela fundação e está aprendendo a tocar flauta doce. “É uma coisa muito interessante porque os professores me ensinaram que a música é a expressão da vida. É um sentimento que você tem como amor, tristeza e alegria. Hoje, eu não vou me apresentar, mas já me apresentei outras vezes”, diz.
Os dois obviamente são motivo de muito orgulho para o papai Alex Santos. Ele conta que perde esses momentos em família. “Vim com minha esposa e meus dois filhos. É uma coisa que eu acho primordial, nós temos que acompanhar nossos filhos em todos os lugares, em todos os momentos, para saber como eles estão vivenciando a vida deles. Eu gosto muito de cantar também. Mas esse ciclo musical mesmo da nossa família está começando com eles dois”, ressalta.
Confira a programação completa do que rolou na 4º Cantata de Natal na frente do Museu Municipal:
Abertura
– Bandas de Música da fundação:
Oh, happy day – Regência: Amanda Vieira
Natal e Baião – Regência: Amanda Vieira
White Christmas – Regência Amanda Vieira
Música: Fruta quente – Regência: Gabriel Raiol;
Música: Aquarela do Brasil – Regência: Lameque Farias;
Música: Nel blu dipinto di blu (Volare) – Regência: Lameque Farias;
– Espetáculo de dança “A Branca de Neve” com os alunos da Praça da Juventude.
– Entrada do Papai Noel com duendes e o Grinch
– Apresentação do Gran Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá
Música: O Natal chegou – Regência: Marcio Brito;
Música: Sinos blem, blem, blem – Regência: Marcio Brito;
Música: Jingle Bells Rock – Regência: Rute Freitas;
Música: Hit the Road Jack – Regência: Rute Freitas;
– Apresentação de Cordas Fracionadas
Música: A bela e a fera – Regência: Danilo Oliveira;
Música: Pelados em Santos – Regência: Danilo Oliveira;
– Espetáculo de dança “Chapeuzinho Vermelho” – com os alunos da Escola Municipal José Mendonça Vergolino. À frente do espetáculo está a professora Valéria Oliveira
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio