Agricultura: Seagri realiza capacitação para produtores de cacau
A Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) realizará, no mês que vem, cursos de capacitação para agricultores voltado à colheita de cacau nas principais rotas do produto no município. A capacitação acontece em parceria com o Ideflor-Bio e ICMBio.
Entre os dias 9 e 11 de maio, a capacitação sobre “Beneficiamento primário de cacau”, que visa incentivar as boas práticas no manejo do produto, garantindo mais qualidade e o aumento na produção, será realizada no Projeto de Assentamento (PA) Volta Grande do Tapirapé, atendendo também produtores dos PA´s Serra Azul e Volta do Tapirapé.
Já entre os dias 11 e 13 de maio, o curso ocorre no PA Cupu, atendendo também produtores dos PA´s Bandeirantes, Cabanagem e Maravilha. Ao todo, a capacitação nos dois locais deve instruir cerca de 50 produtores rurais.
O curso conta carga horária de 20 horas e contempla temas como colheita, quebra do cacau, fermentação, extração do mel, secagem e armazenamento, coincidindo com a colheita do fruto nessas regiões.
Segundo Eide Nogueira, coordenadora do Departamento de Assistência Técnica Rural da Seagri, desde 2018, a região do Tapirapé recebe incentivos para a produção de cacau, principalmente em Sistemas Agroflorestais (SAF´s) por meio de apoio ao produtor com assistência técnica, cursos, treinamento, preparo de áreas, correção de solo, doação de sementes e mudas, adubos e sistema de irrigação.
Além disso, os produtores já receberam orientações quanto ao manejo de poda e condução da lavoura. “A proposta do curso de beneficiamento primário do cacau, que acontecerá em maio, irá capacitar tanto produtores, quanto técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, na execução de boas práticas para o beneficiamento do Cacau, visando a qualidade das amêndoas, otimização da produção e geração de renda”, finaliza a coordenadora.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo