SMS: Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação do e-SUS
Cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Nova Marabá e Marabá Pioneira participaram de uma capacitação voltada ao sistema e-Sus Atenção Básica (e-Sus AB), na tarde desta segunda (11), no auditório do Campus 1 da Unifesspa, Folha 31.
De acordo com o coordenador do Departamento da Estratégia e Saúde da Família da Secretaria de Saúde (SMS), Matheus Lemos, os encontros são realizados periodicamente com agentes de cada Núcleo, onde são apresentados os indicadores de saúde da plataforma Previne Brasil, do Ministério da Saúde, pela qual os recursos financeiros são repassados ao município, de acordo com a necessidade. O sistema é uma plataforma digital criada para melhorar, ampliar e facilitar o acesso às informações da atenção básica em nível nacional, promovendo mais qualidade no atendimento à população.
“O Previne Brasil vem para mostrar onde precisamos atuar mais, seja na saúde bucal, cuidado com a gestante, hipertensos, diabéticos etc. Com esses indicadores, nós vamos mostrar no que cada equipe precisa melhorar, para prestar um bom atendimento e tentar alavancar o quantitativo e qualitativo. Por isso, além de capacitá-los quanto ao uso da plataforma do e-Sus, a gente fala sobre nossas metas, a importância desses números para o município, a qualidade do serviço, recursos financeiros que vêm destinados às ações de saúde etc.”, pontua o coordenador.
da SMS
A cada atualização no sistema do e-Sus, os agentes recebem novas capacitações para estarem aptos a manter o sistema alimentado de forma correta, como por exemplo, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Nas capacitações, os agentes sempre recebem orientações da equipe técnica do e-Sus.
“Quando chega alguma atualização, nós buscamos as informações técnicas e levamos para cada área de cada um dos 317 profissionais que trabalham diretamente com as famílias, pois são eles os que irão colher informações para que seja montada uma estratégia de melhor atendimento aos cidadãos”, destaca Neurivaldo Bezerra, equipe técnica do e-Sus na SMS.
Com o sistema do e-SUS, os agentes de saúde passam a ter mais rapidez no atendimento e segurança nas informações, acessadas por meio de um tablete exclusivo para o acesso à plataforma, nas visitas às famílias de cada micro área coberta. Para o Agente Edivaldo Nascimento, que trabalha há 25 anos, o novo modo informatizado de se trabalhar é bastante eficaz.
“Antes a gente trabalhava com preenchimento de papéis e isso era bem cansativo, complicado e, às vezes, se estragava, perdia, apagava. Mas agora mudou. A gente tem um sistema em que a gente acessa pelo tablet, com uma plataforma que a gente joga lá e fica guardado o tempo todo, com backups diários, e a gente já faz a visita com o cadastro do paciente na mão. É um ganho de tempo, pois melhorou muito”, afirma.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes