CARNAVAL 2018: 140 MIL PESSOAS NOS QUATRO CANTOS DA CIDADE PARTICIPARAM DA FOLIA DA PAZ.
Depois de atrações nacionais, blocos, diversão e muita alegria, o Carnaval 2018 em Marabá fechou com chave de ouro, na Terça-feira Gorda (13). Mesmo tendo várias opções, o marabaense preferiu ficar na terrinha e curtir toda programação oferecida pela Prefeitura de Marabá. A pedida da noite foi na Praça São Félix de Valois, Marabá Pioneira, após desfile dos tradicionais blocos “Gaiola das Loucas”, no Novo Horizonte, e “Jegue Elétrico”, no Quilômetro Sete. Luizinho Swing se garantiu na missão de agitar a multidão, com ritmos diversos, a curtição foi garantida até a chegada da atração nacional Koyote Luxúria. O público estimado foi de cerca de 20 mil brincantes.
O prefeito Tião Miranda fez questão de participar da festa de fechamento do Carnaval 2018, ao chegar no evento, Tião Miranda cumprimentou corpo a corpo diversas pessoas. Ao usar da palavra, o gestor foi sucinto, porém se mostrou preocupado em oferecer um carnaval ainda melhor em 2019.
Tião Miranda fez avaliação muito positiva da festividade, onde participaram milhares de pessoas se divertindo. “Uma coisa importante é que não teve um episódio violento, muito bem policiado [o carnaval] dando segurança aos brincantes. A gente fica muito feliz, pessoas se divertindo com segurança, isso deixa a gente com vontade de fazer um carnaval muito melhor em 2019. A prefeitura adora carnaval”, contou o gestor se mostrando empolgado com o resultado.
Com a mesma felicidade no rosto, o secretário municipal de Cultura, José Scherer, ficou emocionado pelo resultado que a organização do carnaval 2018 obteve. Informando que teve o propósito atingindo. “Quatro dias de festa, recorde de público, conseguimos fazer com que a população de Marabá permanecesse na cidade, isso também é importante para a economia”. Scherer citou que houve boa participação em todos os blocos, ressaltando a paz estabelecida. O secretário municipal de Cultura agradeceu ao prefeito pela confiança depositada, a Imprensa e todos os órgão envolvidos. Ele estimou, segundo informações fornecidas pelos órgãos de segurança, que cerca de 20 mil brincantes estiveram na Praça São Félix de Valois e nos quatro dias de festa, 140 mil pessoas. “Esperamos que no próximo melhore ainda mais. Acredito que as pessoas não têm o que reclamar”, destacou.
REPERCUSSÃO
O empresário Mascarenhas Carvalho disse que o carnaval em Marabá estava animado e muito empolgante. “A prefeitura juntamente com Secretaria Municipal de Cultura está de parabéns, a gente percebe que em todos os pontos, desde a 28, Novo Horizonte, estão lotados, sinal que a população saiu de casa e veio brincar, observou ele. O vigilante Janes de Souza fantasiado de “Operação lava-jato”, frisou que na última administração Marabá o carnaval estava parado, “agora o carnaval está sendo bom. A prefeitura está de parabéns. É ótimo brincar sem violência”, explicou.
A agente de cargas, Amanda Silva, brinca o carnaval em Marabá há mais dez anos. Ela afirmou ser a primeira vez que vê tão organizado. “Não gostei tanto do último prefeito, neste carnaval, não vi tanta briga, tem horário para acabar, todas as noites com festas, está ótimo, bem organizado”, elogiou. O chefe de cozinha, José Maria, usou a palavra “arrebentando” para classificar o carnaval. “Este ano se superou. A prefeitura está de parabéns pelo carnaval que está excelente, desde a primeira noite, os blocos. Nota 10”, pontuou.
Dançando muito a advogada Thays Martins, também achou ótimo o carnaval. “Foi muito bom, a prefeitura trouxe até atrações nacionais, e está de parabéns, surpreendeu”. Por fim, a enfermeira Camila Ferreira adorou a festa momesca. “Última noite [de carnaval] então tem de aproveitar ao máximo. A maioria das vezes viajo, hoje estou presente no carnaval de Marabá”, confidenciou.
Antes de subir ao palco, o vocalista Koyote Luxúria, falou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que está seguindo carreira solo e estava muito feliz ao fechar o carnaval 2018 com chave de ouro. “Marabá foi uma cidade que me acolheu muito bem logo no início quando teve [sic] o sucesso do Luxúria”. Em sua apresentação, Koyote Luxúria levou os ritmos, “arrochadeira”, axé e funk para os marabaenses.
Texto: Emilly Coelho