Carnaval 2020: Jegue Elétrico anima brincantes no Km-07 e garante carnaval tranquilo

A terça-feira gorda (25), último dia de festa na programação do carnaval, foi bem aproveitado pelos foliões do Bairro Km-07, na Nova Marabá. O tradicional Jegue Elétrico, que completa 19 anos de folia, puxado por um jumento carregando um som na carroça, começou a curtição desde às 16 horas com concentração e arrastão por ruas do Km-07. Os cantores Bilu Oliveira, Gabriel Ferreira e Marquinhos Black garantiram a animação dos brincantes, além de distribuição de 400 litros de caipirinha.

Darcival Antônio de Moraes, um dos fundadores do Jegue Elétrico, afirmou que para a organização, a repercussão do bloco superou as expectativas. “Quero externar nossa alegria do Bloco Jegue Elétrico completar 19 anos de carnaval. Queremos agradecer nossos patrocinadores, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a todos os órgãos de segurança municipais e estaduais e a todos que que vieram nos prestigiar”, externalizou Darcival, que contabilizou 5 mil pessoas participando do bloco carnavalesco, sem nenhuma ocorrência grave.

A garçonete Lidiane Silva Santos estava fantasiada de bruxa e participa pela primeira vez do Jegue Elétrico. “Estou gostando muito do bloco, muita gente, quando eu cheguei me impressionei, porque não pensei que fosse esse tanto de gente. Achei muito bom e estou curtindo muito. A segurança está muito boa. A nota é 10 para o Jegue Elétrico. Está aprovado”, comemorou ela.

CONTEXTO

O bloco Jegue Elétrico surgiu em um encontro de amigos durante uma partida de futebol no campinho, do KM 07, na época de carnaval. A inspiração inicial foi um grupo de brincantes que aproveitava a folia sendo puxado por um caminhão pau-de-arara. Atualmente, o bloco é puxado por um jumento carregando um som na carroça. “A gente começou essa brincadeira, o povo começou a sorrir, ficar alegre, e no ano seguinte, a gente inventou um nome e ficou Jegue Elétrico. Na Bahia tem o trio elétrico e aqui nós temos o jegue elétrico”, esclareceu o organizador.

SEGURANÇA

A Guarda Municipal de Marabá cobriu os quatro dias de folia nos quatro pontos da cidade. Marabá Pioneira, Liberdade, São Félix e Morada Nova. “Também deu suporte na segurança em diversos blocos, bairros e nas praças. Foram feitas rondas e PBs (Pontos Bases) e os agentes da GMM cobriram esses eventos desde às 12 h até às 4 h da madrugada. A Guarda Municipal mais uma vez levando a segurança pública municipal à importância que se propõe”, garantiu Everton Barreto comandante da Guarda Municipal de Marabá.

 

 

Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade