Carnaval 2020: Seaspac realiza várias ações sociais

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção, e Assuntos Comunitários (Seaspac) já iniciou as ações do carnaval 2020, que começaram na quarta-feira (19), na zona rural. São várias frentes em todo o município, atuando em políticas para o idoso, mulheres e crianças e adolescentes.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Nadjalucia Oliveira, o ônibus da Seaspac estacionou nas Vilas União e Santa Fé levando serviços como cursos, o Programa Menor Aprendiz, psicólogos para trabalhar a valorização e autoestima dos adolescentes, além de palestras para jovens e mulheres, vitimas de abuso e violência doméstica. “Os temas foram pedidos pela própria população. Têm muitos adolescentes se cortando, se mutilando, com depressão”, enfatiza.
Nesta quinta-feira (20), foi a vez da turma do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar) receber um momento de lazer e cair na folia. Nesta sexta-feira (21), as crianças do Espaço de Acolhimento Provisório (EAP) e os usuários do CRAS da Folha 13 também terão um momento de descontração.
Ainda na sexta-feira (21), a Seaspac em parceria com o CREAS e Coordenadoria e Conselho da Mulher coloca nas ruas da Cidade Nova e Velha Marabá, o bloco “Não é Não”, uma campanha de combate aos abusos e assédios contra mulheres e crianças durante o carnaval. As ações se estendem pelas quatro noites de festa em todos os cantos da cidade, Velha Marabá, Liberdade, São Félix e Morada Nova.
“Vamos agir com panfletagem e divulgação do ‘Não é Não’. E a partir do sábado vamos estar com equipes volantes de técnicos para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e também o trabalho infantil”, destaca.
Segundo a secretária, é costume de alguns ambulantes levarem os filhos para o trabalho e deixá-los expostos aos perigos. A Seaspac vai estar com uma base montada na Biblioteca Municipal para receber denúncias, até mesmo de agressões contra mulheres, além disso, as equipes de abordagem estarão em movimento entre os foliões.
Os blocos da Seaspac, como o da “Terceira idade” e o “Não é Não”, também participarão do arrastão promovido pela Secretaria de Cultura, no sábado (22), a partir das 18 horas, na Orla de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Veja outras fotos da Ação “Não é Não”