Carnaval 2020: Show de Guilherme Topado fecha 4ª noite de festa em Marabá

A Prefeitura de Marabá garantiu a segurança dos foliões e atendimentos de saúde durante os 4 dias de festa na Marabá Pioneira e nos bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova.

Quem optou em passar o carnaval na Praça São Félix de Valoís, na Velha Marabá curtiu uma festa alegre, tranquila e segura. No palco montando pela Prefeitura de Marabá, os artistas esbanjaram simpatia, gingado e muita interação com o público, principalmente na terça-feira (25) última noite da festa popular.

A cantora Nilva Burjack fez o esquenta da quarta noite de carnaval com as tradicionais marchinhas. Em seguida, o DJ Diogo garantiu a animação dos foliões que caíram na chuva até a entrada da atração principal, Guilherme Topado. O forrozeiro desceu do palco e cantou em meio aos foliões. Luizinho Swing deu continuidade à festa madrugada adentro para alegria dos brincantes.

Enquanto os foliões se divertiam, uma turma trabalhava para que a festa ocorresse sem confusões e incidentes. O bloco da segurança, contava com a ação integrada dos agentes municipais de Trânsito, Agentes Patrimoniais, Guarda Municipal, Bombeiros e Policia Militar.

Já na outra ponta, servidores da saúde estavam a postos para qualquer eventualidade e orientação. A prefeitura disponibilizou uma ambulância com enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Estamos aqui para dar assistência a todo tipo de evento, mal súbito, qualquer coisa que possa acontecer durante toda a festança. Cortes sem profundidade, curativos, falta de ar, o que está acontecendo muito e em casos mais graves levar ao hospital municipal”, explica a enfermeira Ocilda Barros.

Jamilson de Souza, que trabalha como monitor, levou a família para a festa e aproveitou o momento de curtição para verificar a saúde fazendo os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, por meio do Centro de testagem e Aconselhamento (CTA). A base esteve montada na Biblioteca Municipal. “O carnaval tá bom, tem segurança, não vi brigas, tá tranquilo, muito bom. No domingo eu vi que tinha o serviço de saúde e resolvi vim fazer os exames hoje, porque é muito importante” descreveu o monitor.

De acordo com a equipe do CTA, somente durante o carnaval foram realizados, em média, 300 atendimentos por noite, nos quatro cantos da cidade. O casal Itamar Pereira e Luísa da Silva esteve entre os foliões que procuraram o serviço. O aparato montado pela prefeitura  foi importante na decisão de continuar na festa por duas noites. O casal veio da zona rural para curtir o carnaval na cidade. “Viemos só pra isso. E vi muita coisa legal. Policiamento, o pessoal aqui que faz exame de tudo, gostei. É o segundo ano que venho e virei toda vez agora”, comentou o agricultor Itamar.

O secretário de Cultura, José Scherer, avalia que o carnaval 2020 atendeu as expectativas em todos os núcleos da cidade, nos pontos fixos e nas festas dos blocos que tiveram total apoio da Prefeitura. “Tô muito satisfeito com o trabalho que promovemos esse ano. Todo mundo se divertiu com muita alegria e sem violência. Agora vamos avaliar nosso trabalho para que a secretaria possa melhorar ainda mais essa festa”, afirmou Scherer.

Veja mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jordão Nunes

Acessibilidade