Carnaval 2023: Ritmo, coreografia e animação levam cerca de 20 mil pessoas para a orla no 2º dia da folia
Nem a chuva forte desanimou os foliões na festa de carnaval na Marabá Pioneira que aconteceu no domingo, 19. A folia iniciou cedo com o Bloco “Alegria Não Tem Idade” , seguiu com o arrastão dos blocos da Liga Cultural de Marabá pela Orla de Marabá e finalizou com uma bela festa e grandes shows na estrutura montada na Praça São Félix de Valois.
“Hoje nós tivemos pela primeira vez uma banda da Bahia tocando no carnaval de Marabá. Estado que é o ícone do carnaval no Brasil. Então tivemos essa apresentação animada e simbólica que consagrou nossa festa. Depois de dois anos de pandemia é bom estar reativando essa festa popular. Convidamos todos a se fazerem presentes nos próximos dias que teremos festas com os blocos nos demais núcleos da cidade”, convida Genival Crescêncio, secretário de Cultura.
A expectativa é que cerca de 15 a 20 mil pessoas tenham passado pela Praça São Félix ao longo da noite. Uma delas foi a empresária Beatriz Silva.
“Espero que esse carnaval traga alegria para o pessoal. Foram dois anos de pandemia. Todo mundo merece. Pretendo acompanhar tudo, precisava disso, fiquei muito tempo em casa e agora vou produzir a serotonina que eu preciso”, brinca.
Assim como a Beatriz, o professor Nascimento Passos de Oliveira também aproveitou para curtir a folia ao lado dos amigos.
“Está sendo maravilhoso esse contato humano, esse contato com a cidade depois de ficarmos dois anos presos sem poder presenciar a sonoridade, os aromas, a paisagem. É muito bom um entretenimento livre e sem preconceitos na cidade”, festeja o professor.
A festa começou com a apresentação dos Djs Bilu e Marquinhos Black e seguiu com show de Leo Nicacio, banda Frevo Maior e show dos Braga Boys.
“Sempre venho, mas esse ano está diferenciado, muito bem organizado, sinto que tem mais segurança, melhor estrutura. É a primeira noite desse ano que venho e estou aprovando”, comenta Gleise Kelly.
Ayrton Senna também aprovou a organização do evento.
“Está muito legal, festa muito boa, bem organizada. Estou sempre com os amigos por aqui na Velha e fico feliz com uma festa desse tamanho. Vamos curtir muito e no que depender de mim pretendo aproveitar todas as noites”, comenta.
Para garantir a segurança da festa, a Prefeitura atuou com todos os órgãos de segurança, DMTU, Guarda Municipal e Departamento de Segurança Patrimonial ao lado dos Bombeiros e da Polícia Militar.
“Estamos em um trabalho de prevenção para as pessoas e patrimônios do evento. Atuamos em conjunto de forma integrada com todos os outros órgãos para garantir que tudo corra bem” comenta o agente Muniz do DSMP.
Para a vendedora Íris Pereira, a festa também serviu para garantir seu sustento. Apesar da chuva, ela comenta que foram registradas boas vendas.
“Muito gratificante e bem organizado, ficou legal a ideia de distribuir nos núcleos para ninguém ficar carente de festa. Policiamento, segurança, tudo bem distribuído, as pessoas podem vir, brincar com bastante segurança. Estamos vendendo bem e acho que todos têm o que comemorar”, completa.
A prefeitura também atuou na área da saúde com enfermeiros e ambulância para casos de emergência. A equipe contou com medicação e todos materiais necessários para fazer atendimentos in loco e uma ambulância com oxigênio, equipada para encaminhar ao Hospital Municipal de Marabá (HMM) em caso de necessidade.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do CTA/SAE também esteve presente no local fazendo a distribuição de preservativos e realizando testes rápidos.
“A Secretaria de Saúde está realizando testagem rápida e de Hepatite, Sífilis e HIV, distribuição de preservativo e aconselhamento. Tudo gratuito, seguro e sigiloso. Fica pronto entre 10 a 15 minutos”, destaca a coordenadora do CTA, Katiane Chaves.
A equipe no local é composta por enfermeiros, bioquímico farmacêutico e a estrutura foi montada para garantir o sigilo do processo e a eficiência da testagem rápida.
Programação de hoje:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Osvaldo Henriques, Nathalia Costa e Sara Lopes
Drone: Sérgio Barros