Carnaval 2023: SMSI avalia ações em todos os núcleos da cidade durante o período de folia
Na festa de carnaval promovida pela Prefeitura de Marabá, no período de 18 a 21 de fevereiro, os órgãos de Segurança Pública do município, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram presentes realizando ações de segurança em todos os núcleos da cidade.
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) contou com um efetivo de 42 agentes por dia de evento e realizou 83 testes com etilômetro (bafômetro), quatro condutores foram apresentados na Delegacia de Polícia por alcoolemia, houve quatro acidentes com pequenas avarias e nenhum acidente com vítima fatal. No total, foram lavrados 252 autos de infração de trânsito durante os quatro dias de festa.
Já a Guarda Municipal de Marabá (GMM) atuou em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no combate à poluição sonora, atuou no apoio em ocorrências de acidentes de trânsito e condução de pessoas em estado de alcoolemia à delegacia e deu apoio ao CREAS nas fiscalizações de infrações contra crianças e adolescentes. Além disso, deu apoio de segurança aos blocos ‘Vai Quem Quer’ e ‘Gaiola das Loucas’.
O Secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, descreve a operação carnaval como bem-sucedida.
“Podemos dizer que a operação foi exitosa. Houve poucas ocorrências, inclusive de crimes e não houve nenhum óbito registrado, nem acidente mesmo com arma branca ou de fogo”.
Jair ainda enaltece o trabalho da Secretaria de Cultura, que organizou a festa com outras secretarias. “Foram várias reuniões entre os secretários, muita conversa e entrosamento, o que resultou nessa operação com poucas ocorrências fora da normalidade. Tivemos um resultado muito positivo. A prefeitura e a cidade de Marabá estão de parabéns por realizar uma festa dessa envergadura nos três núcleos e não ter nenhuma intercorrência séria. Isso é resultado de uma gestão integrada, uma gestão responsável, muito profissional e quem ganha é a sociedade de Marabá”, reforça.
A Polícia Militar contou com a utilização de 20 viaturas e 30 motocicletas para garantir a segurança dos foliões. Foram atendidas 141 ocorrências através do 190 e um total de 1.016 pessoas foram abordadas nos dias de carnaval. Houve 163 abordagens de motocicletas, 122 de automóveis, 47 de bicicletas e 38 de ônibus e vans. Ao final, 22 pessoas foram conduzidas à 21ª seccional de polícia e três foragidos foram recapturados.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Divulgação