Carnaval 2023: Bloco Gaiola das Loucas prepara super atração para encerramento da folia
Tradição do carnaval marabaense, o Bloco Gaiola das Loucas prepara uma atração toda especial para o dia 21, terça-feira de carnaval. A expectativa deste ano é que em torno de 70 mil foliões participem da festa, superando as marcas dos anos anteriores.
“Além de estarmos voltando do período de pandemia da Covid, um período sem carnaval, ainda teremos uma estrutura maior, mais apresentações. Contratamos a cantora Ruanna Ly, teremos também Beto Lima, Djs, Banda Warilou de Belém. Além desse novo modelo que irá dispor de um dia de carnaval em cada núcleo, uma mudança que aumenta o prestígio dos blocos fora da Marabá Pioneira”, destaca Raimundo Neto, um dos coordenadores do bloco.
Diferente dos outros anos, a concentração irá ocorrer próximo à Feira da Laranjeiras e irá percorrer o Núcleo Cidade Nova e segue até a Praça do Novo Horizonte. O percurso sairá às 16h com previsão de chegada entre 17h e 17h30min. O bloco irá subir pela Rua Pedro Marinho (contramão), passa pela Av. Nagib Muran, pegando a Av. Itacaiúnas, indo pela Avenida Manaus, R. Rio Grande do Sul, corta a Av. Tocantins, sobe pela R. Simplício Costa até chegar na praça.
“Atendemos a demanda daquela população da Laranjeiras, Liberdade, Bom Planalto. É porque alguns chegam mais cedo e incentivam as pessoas a participarem do Bloco. Uns chegam e já vão bebendo, depois não querem sair da praça e já continuavam no local. Com a mudança faremos com que todos façam a caminhada e se divirtam pela cidade”, explica Evaldo Almeida, o Chefe Evaldo.
“Chegando na Praça já teremos o som e os trios tocando e continuam as apresentações”, completa o outro coordenador, Pedro Souza.
Os trios que irão puxar os blocos não serão os mesmos que farão as apresentações na praça. As atrações do dia ainda irão contemplar Luan Hi-fi, Banda Carnavalesca, Ailton Pagodão, Beto Lima, Banda Warilou e Dj Maestro Nilson. Já acompanhei o Gaiola, e agora estou feliz em fazer parte desse evento maravilhoso. É uma imensidade de gente que vai estar aqui participando. E a gente aqui tocando, fazendo a diferença, trazendo alegria é um prazer imenso”, comenta o Dj Maestro Nilson.
O Bloco também se preocupa com a segurança. Entre a Rua Miguel Davi e o Lions Clube de Marabá, todas as portas de vidro das lojas e casas serão fechadas com tapumes para evitar inconvenientes. Um dos coordenadores, Joaquim Souza, é bombeiro e estará atuando na segurança durante o dia.
“Eu faço parte do bloco, mas como bombeiro civil estarei na na rua com toda segurança necessária, percorrendo o percurso e evitando problemas. De olho na segurança do folião”, destaca Joaquim.
O Gaiola das Loucas já tem 38 anos de existência e começou com um grupo de 5 amigos solteiros que se vestiam de mulher para passar o carnaval em Marabá. Com o tempo, o grupo se juntou a uma charanga e depois à Sociedade Esportiva Amapaense, que deu mais corpo ao grupo.
No início eram conhecidos como Bloco das Piranhas, o nome Gaiola das Loucas veio da inspiração do famoso filme de 1996. “A gente pensou, se já somos meio loucos, vestidos de mulher porque não fazermos a Gaiola das Loucas?”, complementa Chefe Evaldo.
O grupo se orgulha de nunca ter tido grandes problemas durante tantas décadas de carnaval e lembra os foliões de seguirem as regras. “Por questão de segurança as atrações irão até 1h da manhã. A gente pede aos foliões que deixem seus carros e motos em casa se forem beber, por que os órgãos de segurança estarão aqui para aplicar as leis”, destaca Raimundo Neto.
Programação de 21/02:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes, Sara Lopes e Arquivo Secom