Carnaval 2023: DMTU garantirá segurança do trânsito nos quatro dias de festa
As festas de carnaval se aproximam e a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), trabalha para garantir o planejamento, organização e segurança dos eventos no município. Tanto os trajetos dos blocos, quanto as ruas a serem interditadas foram definidos em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU).
Nova Marabá
A festa no núcleo Nova Marabá será na segunda-feira (20), comandada pelo Bloco Vai Quem Quer, com início do arrastão previsto para as 15 horas. A programação no palco deve começar às 18 horas com apresentações da banda Negra Melodia, Luizinho Swing, Fruto Sensual e DJ Renilson VIP.
A concentração do bloco será na Folha 28 com saída da frente do Carlos Bar, rumo à VP8, seguindo até a Folha 27, onde o bloco entrará na rua do primeiro semáforo, seguindo até a VP3, próximo a Escola Jonathas Athias. Dalí, os foliões descerão até a rotatória da Folha 16, seguindo pela Folha 20 para retornar até a Folha 28.
O bloco ficará montado após a nova Feira, do outro lado da Folha 28. As ruas da VP8 serão fechadas das 11h às 3h da manhã, horário de previsão de termino da festa.
“Fecharemos com antecedência para evitar estacionamento de moradores e lojistas, evitar transtornos para eles. Garantir que não arranhem carros, evitar depredações e qualquer outro transtorno”, explica Francivaldo Costa da Silva, coordenador do DMTU.
O efetivo do DMTU contará com 60 agentes, 8 viaturas e 10 motocicletas, que vão ser dispostos em pontos específicos para orientar a população sobre as vias de acesso. “Pedimos atenção aos veículos e às pessoas, vamos nos empenhar ao máximo pra dar segurança ao folião nesse arrastão. Vamos isolar toda Feira da 28 pra dar segurança. Agentes em pontos estratégicos estarão lá para orientar e explicar as rotas de fuga para população”, destaca Francivaldo.
Cidade Nova
A festa do núcleo Cidade Nova, no dia 21, será comandada pelo Bloco Gaiola das Loucas, com previsão de início do do arrastão às 15h30. A programação no palco deve começar por volta das 18 horas com apresentações de DJ Luan Hifi, Banda Carnavalesca de Marabá, Ailton Pagodão, Ruanna Ly, Beto Lima, Banda Warilou e DJ Maestro Nilsonirá.
O concentração do bloco será próximo à Feira da Laranjeiras e seguirá até a Praça do Novo Horizonte, onde será montado o palco. O foliões pegarão a rua Castelo Branco pela contramão, seguindo pela Avenida Nagib Mutran, entrando ao lado da Climec que dará acesso à Avenida Manaus.
O percurso seguirá pela Avenida Rio Grande do Sul, que ligará à Avenida Tocantins até subir a Avenida 2000, na parte onde tem o semáforo e vira à direita na Rua Fortunato que dá acesso ao Novo Horizonte. Os foliões subirão pela rua na contramão e seguirão pela Antônio Chaves até voltar para a Avenida Tocantins, rumo à Praça do Novo Horizonte onde será a festa.
Assim como na Nova Marabá, as equipes do DMTU atuarão com o bloco pelas ruas com os batedores. “Motos e viaturas irão na frente e atrás do bloco para garantir o trajeto. Mas as ruas ficarão fechadas apenas durante o percurso. O isolamento das ruas acontecerá apenas no Novo Horizonte”, explica Francivaldo.
O isolamento da Tocantins começará na rua Miguel Davi, a rua da Caixa d’água da Cosanpa. Seguirá dali até o SESI. “Todas as seis vias de acesso dali para frente serão fechadas. Do lado de quem vem da Cidade Nova também será isolado ali por trás do SESI e da igreja católica”, confirma Francivaldo.
É importante ressaltar que a montagem do palco vai começar na sexta-feira (17), com isso, a partir da Avenida Tocantins, na altura do semáforo, estará fechada nos dias de carnaval. “As pessoas terão que sair pelo primeiro ponto de acesso que vai na rodovia. E quem vem da rodovia, vai ter que sair por trás do SESI”, esclarece Francivaldo.
São Félix e Marabá Pioneira
No sábado (18), será a vez da comunidade dos núcleos São Félix e Morada Nova curtirem a folia. A festa acontecerá na Praça dos Sonhos, São Félix I. As vias nos arredores da praça serão fechadas. A programação inclui um concerto com a Orquestra Popular Carajazz e shows de Izael Costa, Polyana Braga, Kaká Devasso e Dj Jonh Play.
Vale ressaltar que no dia 18 também será realizados o Carnautomotivo com DJ Ferreira, na Orla da Marabá Pioneira, que contará com apoio do DMTU no monitoramento.
No domingo (19), a Marabá Pioneira receberá o Bloco “Alegria Não tem Idade”, na Praça Duque de Caxias. O percurso, que sairá da Orla até a praça, também será fechado durante o arrastão do bloco e contará com apoio do DMTU.
Loco após será realizada a grande festa, na Praça São Félix de Valois, com as apresentações de Bilu Oliveira e Marquinhos Black, seguido por Léo Nicácio, Arrastão com Blocos Carnavalescos, Banda Frevo Maior, Braga Boys e Dj Dudu.
O isolamento acontecerá nas ruas transversais à Orla de Marabá, iniciando pela Rua Getúlio Vargas, a da Casa Bandeira, até a Praça São Félix de Valois. “As vias serão isoladas no perímetro da Casa Bandeira até a praça. O restante da orla estará ‘ok’ para transitar e estacionar. Mas solicitamos atenção de todo mundo”, destaca Francivaldo, reforçando que, apesar da festa, as leis de trânsito continuam valendo.
“Na hora do arrastão, tem o pessoal que quer vir de moto e carro e já pedimos para que eles tomem cuidado e respeitem as viaturas, que fazem o batedouro, que estão ali para proteger. Desejamos bom carnaval a todos, mas vamos brincar com responsabilidade. A GMM, DMSP, PM e Bombeiros nos darão apoio na segurança e frisamos que se forem beber, utilizem transporte alternativo, evitando acidentes e multas”, conclui.
exto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom