Carnaval 2023: Folia em parceria com setores culturais da sociedade civil leva diversão a cerca de 100 mil pessoas
O sucesso do Carnaval 2023 de Marabá foi resultado da soma de esforços empenhados pela gestão municipal em parceria com a sociedade civil por meio da liga carnavalesca, blocos e associações. A estimativa da Secult é que cerca de 100 mil pessoas tenham participado dos quatro dias de folia pela cidade.
Neste ano, a programação foi descentralizada para os núcleos que compõem a zona urbana de Marabá e trouxe novidades. Na avaliação do secretário interino de Cultura, Genival Crescêncio, a parceria com quem trabalha com cultura no município foi imprescindível.
“É uma avaliação muito positiva. Depois desses dois longos anos, estamos fechando com uma estimativa de público de aproximadamente 100 mil pessoas nos quatro dias. Isso vem mostrando o potencial turístico aqui da nossa cidade. Para o desenvolvimento das atividades deste ano, nós sentamos com a Liga Cultural de Marabá, com a direção dos dois grandes blocos que nós temos aqui em Marabá e também com a Associação dos Músicos para fazer o desenvolvimento dessa programação, tudo alinhado com os órgãos de segurança do município e estado”, explica o secretário interino.
Na visão da presidente da Liga Carnavalesca de Marabá, Maria Célia Bentes, a parceria com a gestão municipal e a descentralização das programações resultaram em efeitos positivos para a cidade.
“A importância da prefeitura na realização do carnaval é ótima, é muito boa. O carnaval é um patrimônio cultural da cidade. É importante a parceria com a prefeitura para a gente fazer o carnaval para a cidade porque fazendo o carnaval você atrai turistas, os comerciantes ganham, os ambulantes ganham, todo mundo ganha. Eu achei que foi bem produtivo. O povo foi todo para os eventos, Vai Quem Quer, Gaiola das Loucas. Ao meu ver, foi maravilhoso. Todo mundo ganhou em aspecto de movimentação, de ganho”, avalia.
Uma das grandes novidades deste ano foi a realização do 1º Carnautomotivo, na Orla de Marabá. A programação animou os foliões com marchinhas de carnaval, axé e pagode e foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Associação de Som Automotivo de Marabá (Amasoma).
Gildo Sousa é um dos diretores da Amasoma e destaca a importância do apoio da prefeitura para que os donos de som automotivos e DJ´s pudessem ter um espaço.
“Nós já aguardávamos essa oportunidade há muito tempo. Era muito almejado para mostrar que nós podemos fazer um evento organizado dentro da cidade. Foi de grande importância nós podermos ligar os carros em um lugar com organização junto com o poder público. Sem a prefeitura, sem o poder público, nós não conseguiríamos fazer quase nada, nós ficamos só ligando nossos carros lá longe, mas com o poder público é diferente. Foi muito boa a parceria. Nós fizemos nosso evento, foi muito bom. Um bom público, não teve briga, nem a chuva nos parou”, afirma.
Antônio Carlos Vasconcelos, o Tampinha, um dos fundadores do Bloco Carnavalesco Vai Quem Quer da Folha 28 observa que o carnaval de 2023 aconteceu buscando garantir a diversão com segurança para o público.
“Creio eu que é de suma importância o incentivo da prefeitura na cultura carnavalesca, mas ainda poder ser melhorado pois aqui no Vai quem quer que gera renda para o profissional informal, ambulantes e o comércio local. Após dois anos sem carnaval, o bloco Vai Quem Quer foi às ruas com total apoio da prefeitura, por meio da Secult, e creio eu que foi um sucesso esse carnaval, um carnaval família, todos foram se divertir, não tivemos confusão”, frisa.
João Pereira, um dos articuladores de ações de cultura junto ao núcleo de Morada Nova, reforça a importância da união de forças entre os entes públicos e a comunidade no fortalecimento do carnaval.
“Sem o apoio da prefeitura dificilmente a gente conseguiria desenvolver a cultura no nosso bairro. Então, o apoio da prefeitura é muito importante e a gente só tem a agradecer”, pontua.
Para Raimundo Neto, presidente do Bloco Gaiola das Loucas, do bairro Belo Horizonte, que fechou a programação de carnaval na terça-feira, é imprescindível o apoio do poder público tanto pelas autorizações necessárias para a realização dos eventos, como também pela segurança.
“No que tange à questão da cultura no geral, essa parceria é salutar. Nós já temos uma festa junina que se destaca, nós temos a Festa do Divino, nós já temos algumas manifestações culturais que se destacam, mas precisamos mais. Fomentar a cultura e fazer com que o carnaval se torne mesmo uma grande atração do município, trazer os turistas para Marabá. Isso é bom que movimenta a economia, todo mundo ganha e a cidade ganha com isso. É importante ter essa parceria no fomento à cultura”, afirma.
Na avaliação de Raimundo Neto, a parceria dos setores culturais de Marabá com a gestão municipal é fundamental para a promoção das manifestações culturais no município.
“A gente vê que a administração pública está olhando agora, a gente sente essa diferença, que está com outro olhar e é isso que nós queremos, isso que nós almejamos. É importante que a gente mantenha essa cultura do carnaval viva para que a gente possa atrair mais pessoas e com isso gerar emprego e renda para as pessoas. Nós esperamos que a Secretaria de Cultura nos chame para a gente planejar o carnaval para o ano que vem, ver o que foi bom, o que não deu certo, para que a gente possa trabalhar para fazer um bom carnaval em 2024”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom e Divulgação