Carnaval 2023: Atrações na Praça dos Sonhos, em São Félix, animam foliões na 1ª noite de festa
Brincantes de todas as idades, cores e fantasias, participaram da primeira noite do Carnaval 2023, na Praça dos Sonhos, bairro São Félix II. A festividade momesca, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), este ano acontece em todos os núcleos da cidade, entre 18 e 21 de fevereiro.
Neste sábado, 18, a festa no São Félix começou por volta das 20h com o concerto da “Carajazz Marabá Orquestra”, que levou ao público, ao som de instrumentos de sopro e bateria, ritmos conhecidos e frenéticos, como “Garota de Ipanema”, “O que é, o que é?”, “Do seu lado”, dentre outros.
Segundo o regente da banda, Walkimar Guedes, os integrantes treinaram bastante para apresentar um repertório especial aos foliões. “Nós trouxemos hoje frevo, marchinhas, samba, rock. Tivemos uma preparação de pelo menos um mês, com bastante ensaio. Você vê que é algo diferente, uma música instrumental. E nós tivemos essa preocupação de comunicar com a comunidade, trazendo músicas que todos conheçam”, revela.
Em seguida, os cantores Izael Costa, Polyana Braga e Kaká Devasso, do estado do Maranhão, fizeram a galera sair do chão com ritmos ainda mais contagiantes e agitados. E mesmo com a chuva, que caiu no meio da festa, a galera não desanimou e continuou a curtir todos os shows. A folia encerrou com os ritmos eletrônicos do DJ John Play.
“Uma forma diferente da gente realizar o Carnaval esse ano, foi contemplar todos os núcleos da cidade, e hoje nós demos o pontapé inicial aqui no São Félix e na orla de Marabá. O Carnaval está sendo bem eclético, estamos desenvolvendo vários gêneros. Hoje nós já tivemos uma orquestra, com marchinhas de Carnaval, um pouco da música maranhense com Kaká Devasso, e a gente espera que a comunidade possa curtir essa festa na maior paz e tranquilidade possível. E hoje é só o primeiro dia. Temos mais três noites para que a população possa se divertir e aproveitar ao máximo o Carnaval aqui na cidade de Marabá. Lembrando de evitar garrafas de vidro para evitar acidentes”, enfatiza o Secretário interino de Cultura, Genival Crescêncio.
A dona de casa Lia Cardoso, 44 anos, participou pela primeira vez do carnaval em São Félix e trouxe a mãe e amigos para curtir os shows. “Por ser a primeira vez que eu estou participando, eu achei bem interessante a festa. Está muito bonita. Achei o povo muito agradável, as músicas muito gostosas, a praça bem ajeitadinha. Não tenho o que reclamar, achei muito bonito”, afirma.
Em toda parte, uma fantasia mais criativa que a outra. Bandanas, máscaras e brilhos enfeitavam os brinavntes. E como tradição, há sempre um grupo de amigas com um único traje para combinarem.
“Todos os anos, a gente vem para cá, eu e minhas amigas inventamos nossos modelinhos lindíssimos e arrasamos com uma fantasia fantástica. Nós adoramos vir aqui para a praça. Essa festa está maravilhosa. Essas músicas de carnaval quem gosta somos nós. O movimento tá legal e não tem briga porque tem seguranças aqui para todo lado e está tudo certo”, comenta a vendedora Lenilda Rocha, 35 anos, que escolheu, junto com as cinco amigas, a fantasia de diabinha para o carnaval deste ano.
Todo esse movimento na Praça dos Sonhos também foi oportunidade de muitos vendedores ambulantes aumentarem a renda. Um deles é a autônoma Luceia Vieira, que trouxe de Morada Nova o sabor e cheiro de comidas típicas paraenses. “Tem muito movimento hoje, muita gente bonita e vou faturar muito aqui nessa festa com minhas melhores comidas, porque estou aqui desde cedo e a venda está bombando aqui”, afirma.
Para manter a ordem no local, vários órgãos de segurança estiveram presentes, como agentes da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), como Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e a Guarda Municipal de Marabá (GMM), além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“A Guarda Municipal está atuando tanto aqui no Núcleo São Félix, quanto lá na Nova Marabá. Então ela foi dividida. Tudo está transcorrendo sem nenhum problema e esperamos que até o fim da festa continue assim. Essa presença em si já é uma prevenção, então vendo os agentes e as viaturas aqui, aquelas pessoas que vêm pra cometer algum ilícito ou coisa errada, já pensam duas vezes com a nossa presença e da Polícia Militar, que a gente também tem um grande apoio aqui. Então, a recomendação é aproveitar a festa da melhor forma possível, né?! E beber com responsabilidade sem exceder, porque amanhã a festa continua”, afirmou o inspetor Wiliscley Leão, comandante da GMM.
Além disso, agentes do DMTU organizaram o trânsito de veículos nas proximidades da praça, onde foi colocada uma contenção para impedir a entrada de qualquer veículo na área da festa.
“Estamos fazendo um patrulhamento de contenção e prevenção. A simples presença do órgão aqui vai coibir que muitos condutores venham sem capacete e que muitos acidentes de trânsito ocorram. Quem for abordado, será feito o teste do etilômetro, pode ser autuado e encaminhado. Tudo para a segurança da população”, explica o agente Túlio Moreira.
Outra preocupação é monitorar problemas sociais durante os dias de festa, como o trabalho e a prostituição infantil, por exemplo. Para isso, cinco profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac) atuam em todos os locais de folia. “A Seaspac está aqui nesses eventos de carnaval, junto com uma equipe de abordagem de rua, e o nosso principal objetivo é observar e averiguar uma situação de vulnerabilidade social como trabalho infantil, protituição infantil, pessoas em situação de rua e de acordo com cada caso, encaminhar aos órgãos competentes como o CREAS, o CRAS, de acordo com cada demanda que acontecer. Estamos com apoio do Conselho Tutelar, a GMM, Polícia Militar”, destaca a Assistente Social Elisabete Brito.
E para fazer o carnaval ainda mais seguro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) também esteve presente com testagem e distribuição de preservativos.
“É uma ação em saúde. Com certeza o objetivo é alcançar a população, os brincantes de Marabá, no período de carnaval tendo alcance enquanto proporção, no diagnóstico precoce das IST’s. Temos uma equipe de 6 profissionais atuando na coleta, cadastro, análise dos exames e na distribuição também dos preservativos. É importante informar à população que o resultado sai apenas em 15 minutos. O teste é gratuito, seguro e sigiloso”, reitera a coordenadora do CTA, Katiane Chaves.
Confira a programação deste domingo e outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sérgio Barros (drone); Sara Lopes; Sávio Calvo