Carnaval 2024: Arrastão tradicional de blocos abre programação oficial da Festa de Momo em Marabá
O arrastão, organizado todos os anos pela Liga Carnavalesca de Marabá, promove alegria e chama o público para as atrações da Praça São Félix de Valois, no primeiro dia de Carnaval
Fantasias, confetes e muita diversão tomaram conta da galera, ansiosa para pular carnaval no tradicional arrastão, realizado anualmente, pela Liga Carnavalesca de Marabá (LICAM), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A organização trouxe 19 blocos para animar a Orla da Cidade no primeiro dia de Carnaval, 10 de fevereiro. A animação ficou por conta de Levinho Show que fez bonito no trio elétrico e cantou ritmos conhecidos da festa momesca.
Segundo a presidente da LICAM, Maria Célia Bentes, o objetivo é animar e unir o público, por meio dos bloquinhos, tradicionais e novos.
“Tivemos um duro trabalho todos esses dias, mas conseguimos trazer nossos blocos para cá e nossa expectativa é que nos prestigiem, se juntem a nós e que este carnaval supere o do ano passado “, destaca.
Ela ressalta algumas novidades, como a volta do casal Momo, dois personagens que abrem as alas do arrastão. De acordo com a organizadora e também integrante da LICAM, Letícia Werneck, é um momento para abrilhantar ainda mais as festas deste ano.
“Eu puxei 16 anos do Carnaval Marabaense, assim como eu sempre trouxe para as ruas uma rainha e um rei. Por alguns anos, chegou a dar uma parada do casal. Mas este ano, eu vim resgatando essa cultura, trazendo o melhor do folião para Marabá, que é o casal momo, o rei e a rainha. A Thaís Bernardo, que é a rainha, é filha de Marabá, influencer e tem muito a ver, por ela ter o carnaval no sangue. Já o rei Momo é o Adem Cruz, por sinal, é uma pessoa maravilhosa, gosta muito de carnaval”, descreve.
Quem não se cansa de puxar a galera no Carnaval é o presidente e fundador do bloco “Tradição do Maneco”, Marcelino dos Santos, 61 anos. Ele conta que toda essa empolgação existe desde 1996.
“É um bloco de tradição, um bloco da família aqui da Marabá Pioneira. Hoje, nós trouxemos 350 integrantes. E, eu como presidente, sempre fui a favor da união, por isso eu acho muito importante todos estarmos juntos aqui, brincando”, comenta.
No arrastão, era possível ver famílias inteiras como a da dona Nilva Gorete, 64 anos, que aproveitou a folia.
“Eu participo há muitos anos e lembro da minha infância de quando eu dançava nos clubes. E hoje eu estou gostando muito da festa”, expõe.
A festa ganhou beleza e cor com fantasias e trajes diversos. O vendedor Waldson Rogério, 25 anos, veio de cinderela, no bloco “Um dia de princesa”, que é organizado por amigos e familiares dele há vários anos.
“O idealizador deste bloco era muito meu amigo. Infelizmente veio a falecer recentemente, mas a gente continua vindo em homenagem a ele, pois é algo que ele gostava muito e a gente também”, conta, ressaltando que todos vêm fantasiados de princesas.
Na segurança e organização do trajeto, equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) faziam o bloqueio de algumas vias e fiscalização, do início ao fim do arrastão. Além disso, a Coordenação de Educação para o Trânsito montou um espaço com materiais educativos e de conscientização para o trânsito.
“Nós estamos com esta ação educativa de trânsito para, principalmente, chamar a atenção dos condutores e pedestres para que brinquem um carnaval com segurança. Aqui a gente está com totens, distribuição de panfletos, materiais educativos de trânsito, além de vídeos com casos reais de pessoas acidentadas aqui em Marabá, no trânsito. Tudo isso para chamar a atenção da sociedade, de que a gente precisa se mobilizar para ter um trânsito cada vez mais seguro”, explica o Coordenador do setor de Educação para o Trânsito, Emanuel da Cruz.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Aiteti Gavião e Sávio Calvo