Carnaval 2024: Profissionais da Secom realizam mais de 30 horas de cobertura e produção de conteúdo
Os conteúdos produzidos alcançaram mais de um milhão de impressões nas redes sociais
O carnaval 2024 terminou, mas com certeza ficará marcado na memória de muitos foliões, assim como nas redes socias e site da Prefeitura de Marabá, que realizou a cobertura dos quatro dias de festa com uma equipe de 15 profissionais da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom).
Entre os profissionais que atuaram na cobertura estão repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, social media, editores e motoristas. Todas as programações organizadas pela prefeitura, assim como os shows realizados em parceira com os blocos, nos cinco núcleos da cidade, receberam ampla divulgação e cobertura da Secretaria de Comunicação.
Pré-cobertura
Neste ano, a equipe de social media da Secom preparou cinco vídeos de contagem regressiva para a folia, entre eles um com Diana Rocha, agente de conservação do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), que alcançou quase 50 mil visualizações no Instagram e chegou a 15 mil pessoas no Facebook.
Também foram preparadas reportagens sobre o esquema de segurança do evento, o pré-carnaval na Orla Encontro dos Rios e uma matéria especial apresentando toda a programação de carnaval entre parceria com os blocos e shows organizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a qual teve apoio da Liga Carnavalesca de Marabá (Licam) e Fundação Cultural do Pará.
Cobertura
As equipes da Secom estiveram presentes desde a abertura do carnaval no sábado, dia 10, na Marabá Pioneira, com um cortejo envolvendo vários blocos. No domingo, foi vez do Bloco Carro de Mão, no bairro Santa Rosa, e os shows em Morada Nova. Na segunda-feira, a cobertura chegou aos shows no São Félix II e ao Bloco Vai Quem Quer, na Folha 28. E no último dia, terça-feira, foi a vez dos Blocos Gaiola das Loucas, no bairro Novo Horizonte e Jegue Elétrico, no bairro KM 7.
O repórter Victor Haôr, que tem mais de 20 anos atuando no jornalismo de Marabá, com passagens por emissoras de TV, e que faz parte da equipe da Secom, relata sua experiência na cobertura do carnaval deste ano.
“Temos os blocos todos os anos, os nossos foliões são muito criativos, irreverentes. Isso dá uma pegada diferente no carnaval de Marabá. Neste ano, a estrutura atendeu todos os núcleos. O bloco Gaiola das Loucas mostrou que Marabá gosta de Carnaval. Marabá tem público para essa grande festa, para essa grande manifestação da cultura popular aqui na nossa região. Foi maravilhoso fazer mais um ano de cobertura. Espero fazer mais vezes”, ressalta.
Diversos dos cliques postados no site da prefeitura e nas redes sociais passaram pelas lentes do fotógrafo indígena Aiteti Gavião que, neste ano, se juntou à equipe da Secom para cobrir, pela primeira vez, a maior festa popular da cidade.
“Eu achei muito bom receber esse convite para contribuir com a equipe da comunicação. Foi muito bom participar durante esses dias de carnaval com a equipe, ter contribuído com as fotos. Fico agradecido pelo convite e à equipe da comunicação por ter aberto esse espaço para mim. Nunca tinha atuado em carnaval e foi um desafio por trabalhar com fotos à noite, a questão da luz, mas foi uma experiência única. Estar no meio do povo, fazer novas amizades, foi gratificante”, avalia.
Outro fator importante na cobertura fotográfica da Secom foi a utilização de drones para captar imagens aéreas dos cortejos e da concentração dos blocos e shows, mostrando uma outra perspectiva ao público que acompanhou as redes sociais e as matérias no site.
Impacto nas redes sociais
Os números das redes sociais da prefeitura mostram não apenas o alcance dos reels, stories, lives e postagens no instagram ou facebook, mas o quanto os conteúdos produzidos foram bem aceitos por quem se identifica com a festa e queria acompanhar um pouco do que aconteceu em cada canto da cidade.
Durante os dias de carnaval, o Instagram oficial da Prefeitura de Marabá registrou mais de 1 milhão impressões, referindo-se ao número de vezes que os usuários viram um story, reels ou postagem no perfil. Além disso, foram mais de 74 mil perfis individuais alcançados pelos conteúdos, produzidos pela equipe de social media da Secom. O reel da primeira noite da festa ultrapassou as 60 mil visualizações e a live do show do cantor Wanderley Andrade, no domingo, em Morada Nova, foi reproduzida mais de 33 mil vezes e teve 307 compartilhamentos. No Facebook, as postagens, durante o período de carnaval, alcançaram mais de 42 mil perfis.
Durante os dias de folia, alguns conteúdos temáticos também foram produzidos como o “Arrume-se comigo”, com Dona Abadia, do serviço de convivência do Cras Amapá, com mais de 20 mil visualizações, e o concurso de fantasias no Bloco Gaiola das Loucas, que contou com 175 comentários e mais de 45 mil visualizações.
Uma das mentes por trás da produção de conteúdo do perfil oficial da Prefeitura de Marabá é a social media Nathália Costa, que faz parte da equipe da Secom desde 2022. Com um período morando na Bahia, antes de retornar à Marabá, ela está mais do que familiarizada com o carnaval, por isso, trabalhar fazendo o que gosta e cobrindo algo que ama, tornou tudo muito mais prazeroso.
“Eu gosto muito do que eu faço e isso, no carnaval, é ainda mais satisfatório porque é uma festa que eu gosto, é um momento divertido e isso fica mais leve. É prazeroso ver o conteúdo sendo postado e as pessoas interagindo. Nesses dias de carnaval, tivemos um engajamento muito bom, muitos comentários, muitos compartilhamentos, alcances bons. Quando você vê isso, seu trabalho sendo compartilhado, as pessoas comentando, interagindo, é ainda mais legal. Você vê o resultado e vê que as pessoas gostaram. Espero estar nos próximos anos no carnaval da Prefeitura. Amém!”, afirma.
Entre os comentários, diversos elogios à organização do carnaval da cidade e às apresentações dos artistas.
“Foi top gostei”, comentou @naregina.costa.505.
“Foi pipoco. Ruanna Ly e banda é show”, elogiou @fflavioffernandes.
“O melhor carnaval de Marabá”, assegurou @wesley_.f.r.
Durante os dias de festa, a Secom realizou cerca de 30 horas de cobertura dos blocos e shows, levando ao público informações e conteúdos de qualidade. O Secretário de Comunicação Alessandro Viana destaca a credibilidade e profissionalismo da equipe da Secom.
“Nós temos profissionais de excelência, sejam repórteres, social media, fotógrafos, cinegrafistas e editores, além dos profissionais que nos dão suporte como motoristas e estagiários. Temos uma equipe coesa que executa com primor seu trabalho, tanto em grandes eventos como Carnaval, Festejo Junino ou 7 de setembro, quanto nas pautas do cotidiano, divulgando as obras e serviços da gestão municipal”, pontua.
Confira as reportagens
Bloco da limpeza passa nas ruas e deixa a cidade pronta para a rotina
Cidade Nova reúne mais de 60 mil foliões com tradicional bloco Gaiola das Loucas
Bloco Jegue Elétrico concentra milhares de brincantes no último dia de folia
Mistura de ritmos e muita animação na festa do núcleo São Félix
Bloco Vai quem quer comemora 41 anos com festa na Folha 28
Irreverência e criatividade marcam tradicional arrastão do Bloco Carro de Mão
Núcleo Morada Nova conta com programação eclética, do axé ao brega paraense
Arrastão tradicional de blocos abre programação oficial da Festa de Momo em Marabá
Axé, marchinhas, hits do momento e muito brega marcaram a 1ª noite de folia
Casinha da FCCM é inaugurada em São Félix com animação da Banda da Fundação e festa da comunidade
Marchinhas empolgam brincantes, de todas as idades, no Bloco “Fundação na Folia”
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom