Carnaval 2024: Casinha da FCCM é inaugurada em São Félix com animação da Banda da Fundação e festa da comunidade
O entardecer da sexta-feira, 9, véspera de carnaval, a comunidade do Núcleo São Félix teve um motivo para cair na folia. A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) inaugurou sua nova extensão, a Casinha da FCCM, que será um novo espaço do Projeto Música em Todo Canto e levará aulas de canto, balé e vários instrumentos para as crianças de São Félix. A inauguração contou com grande festa da comunidade e participação da banda da Fundação, Projeto de zumba.
“A chegada dessa extensão para a gente aqui é maravilhoso. Isso vai agregar muito para o nosso bairro. Cultura sempre é bom e a Fundação Casa da Cultura vindo para cá é ótimo. Tendo o nosso espaço, com certeza é algo para a comunidade comemorar”, opina a moradora Crislane Ferreira Lima Pinheiro, 41 anos.
Ela conta que quando forem liberadas as inscrições pretende colocar seus dois filhos para fazer aulas na Casinha da FCCM. “Tenho um filho de 13 e um de 8. Assim que der, pretendo tentar uma vaga para eles aqui. Estou só aguardando”, comenta. Crislane também começou recentemente participar do projeto de zumba da Fundação e conta que o mesmo mudou sua vida. “Minha alegria voltou, não é só a dança, mexe com nosso interior”, acrescenta.
Quem também não vê a hora das aulas começarem é a Jamilly Barbosa da Silva, 14 anos.
“Quero fazer aula de canto e de balé. Achei muito bom ter essa oportunidade aqui. Já vou me inscrever”, conta a menina. Sua amiga Hadassa Barbosa dos Anjos, 11 anos, também comemora. “Quero me inscrever assim que der. Espero conseguir vaga. Feliz de ter a Casinha aqui no nosso bairro”, acrescenta a jovem.
A presidente da FCCM, Vanda Américo, destaca que as matrículas irão abrir a partir do dia 19 e as aulas serão distribuídas de acordo com a procura.
“É um espaço para essa comunidade, para trazer a cultura. A Fundação sempre buscando levar seus projetos para todos os cantos da cidade para atender a comunidade, suas necessidades e anseios”, opina.
Ela conta que o espaço também terá cursos de barbeiro e design de sobrancelhas e reforça que o projeto é 100% gratuito. “A Fundação proporciona os instrumentos, os uniformes, tudo que o aluno precisa para vir e se desenvolver culturalmente e profissionalmente”, destaca.
O titular da secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Fábio Moreira, também participou da inauguração do espaço e destacou que o prédio já pertencia ao município.
“Foi usado pela Polícia e era um espaço que estava abandonado. Então fizemos as reformas, as adequações. As salas com os espelhos para o balé e com o que mais necessitavam, um jardim no fundo, para atender a comunidade em mais esse projeto da Casa da Cultura”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathalia Costa e Aiteti Gavião