FCCM: Casa da Cultura encerra ano letivo com mais de 2 mil alunos matriculados em 13 cursos
Atualmente, a FCCM conta com alunos matriculados na sede e em outras 13 extensões, nos cursos de Teoria Musical, Flauta Doce, Viola, Violino, Violoncelo, Musicalização Infantil, Teclado, Violão, Bateria, Prática de Banda, Contrabaixo Acústico, Fanfarra e Canto Coral.
O sorriso da aposentada Maria Dalva Rocha, 70 anos, revela a felicidade em ter sido aprovada com boas notas na turma de canto coral da Escola de Música Maestro Moisés Araújo, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que encerrou as aulas na segunda, 11. A aluna ressalta que toda essa alegria é fruto da interação que ela passou a ter desde que ingressou na Fundação, em 2020.
“Antes de eu entrar aqui, eu tinha um quadro de depressão e também tinha medo de falar com as pessoas, mas uma amiga me convidou para vir para cá e, hoje, eu estou aqui me sinto muito bem. Eu já aprendi a cantar, a perder o medo do público e ainda quero aprender a tocar teclado. Estou realizada porque passei com boas notas e os professores são maravilhosos e meus colegas também. Quero continuar aqui até Jesus voltar”, assegura a idosa, animada para o ano letivo de 2024.
A euforia também faz parte da pequena Ana Beatriz Monteiro, 13 anos, estudante da Escola Salomé Carvalho e aluna da turma de coral. “Eu entrei em 2022 e, assim, foi maravilhoso estudar aqui. Não tenho o que dizer das aulas, dos professores e ano que vem quero ir para outro curso, mas ainda não sei qual”, comenta.
Dos mais jovens aos mais experientes, atualmente, a FCCM conta com 2.238 alunos matriculados na sede e em outras 13 extensões, sendo 919 na Fundação e 1.319 nos demais espaços, os quais promovem aulas em 13 cursos diferentes, como Teoria Musical, Flauta Doce, Viola, Violino, Violoncelo, Musicalização Infantil, Teclado, Violão, Bateria, Prática de Banda, Contrabaixo Acústico, Fanfarra e Canto Coral.
“A música leva as pessoas para qualquer lugar, porque ela é a arte de manifestar nossos sentimentos. Quem gosta de fazer música, faz em qualquer lugar. A Fundação já formou muitos alunos que hoje são músicos pelo Brasil todo, e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa história”, destaca o professor Lameque Farias, atua na desde 2004 na Escola de Música, na função prática da banda.
Para ingressar em qualquer um dos cursos ofertados, os alunos precisam estar matriculados no ensino regular, seja fundamental, médio ou superior e, ao garantir a vaga, é preciso ter frequência tanto no ensino regular, quanto nas aulas da FCCM.
“A gente sempre frisa com eles sobre serem assíduos, para não perderem a bolsa e, assim, permanecerem nas suas aulas, ensaiando e se preparando durante o ano todo para as apresentações como o aniversário de Marabá e Cantata de Natal, por exemplo”, destaca Stefanny Cristine, da coordenação administrativa da Escola de Música.
Aluno na Escola de Música desde os 4 anos, Valério Belém, que já tem 18 anos, é frequente nas aulas de música e já passou por vários outros cursos. Na época, entrou para aprender a tocar bateria, porém, pela idade, precisou passar pela musicalização infantil.
“A Fundação já se tornou uma segunda casa para mim. São 15 anos, uma história que eu não tenho em nenhum outro lugar. Estou muito feliz em estar aqui!”, afirma.
O encerramento oficial foi com a Cantata de Natal, em Frente ao Museu Francisco Coelho, Marabá Pioneira, e com o Recital de Natal, na Árvore Gigante.
Inscrições
As matrículas são feitas via Internet. O link é disponibilizado sempre em janeiro, pelo site casadaculturademaraba.org, redes sociais da Fundação e da Prefeitura de Marabá. Os documentos necessários são Certidão de Nascimento/Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço, 1 Foto ¾, comprovante do Auxilio Brasil, laudo médico em caso de necessidade especial, cartão SUS, carteira de vacina / COVID-19, declaração da escola regular com o horário de aula.
O atendimento ao público na Secretaria da Escola de Música é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes