Casa do Idoso: Em formatura simbólica idosos recebem certificado por atividades pedagógicas

As atividades pedagógicas foram desenvolvidas durante os anos de 2018 a 2020. A formatura contou com mestre de cerimônia, hino nacional, orador, paraninfo, juramento e recebimento do certificado

Emoção, carinho e valorização. Os idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar) participaram nessa quinta-feira (10) de uma formatura simbólica em alusão às atividades pedagógicas que eles desenvolveram durante os anos de 2018 a 2020.

“O objetivo maior foi premiar o empenho de cada um de se disporem a ir estudar mesmo estando em idade avançada. Nunca é tarde para aprender. Foi muito gratificante ver o semblante deles nesse momento, que fique registrado no coração e na mente de cada um”, destaca a pedagoga Jarmina Zoraida Cabral Olimpo.

Ela conta que a maioria dos idosos não tiveram a oportunidade de concluir os estudos quando jovens, devido as dificuldades que passaram na vida. Para valorizá-los a equipe preparou tudo com muito cuidado. Com direito a mestre de cerimônia, hino nacional, orador, paraninfo, juramento e recebimento do certificado.

“O sonho de muitos deles era ter uma faculdade. Tentei fazer o máximo parecido, com toda a solenidade. Esperamos que isso motivem outros idosos a frequentarem o espaço pedagógico e assim terem um dia ainda mais prazeroso”, acrescenta Jarmina.

Os encontros ocorriam de segunda a sexta-feira e contavam com atividades de raciocínio, cálculo cotidiano, escrita, pintura em telas e leitura. As roupas da cerimônia foram doadas pelas madrinhas. Ao todo, sete idosos receberam o certificado.

Participaram da cerimônia apenas pessoas ligadas ao Centro e com quem os idosos tem convívio regular. Sempre respeitando as medidas de proteção e combate ao Covid-19.

A Prefeitura de Marabá e a Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) parabenizam os alunos abaixo citados por essa conquista.

Antônio Valdeir de Souza- 57 anos

Cisto Leal Cunha – 68 anos