Saúde: CCZ vacinou 38 mil animais e fez 1800 castrações em 2022
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, comemora os bons resultados alcançados nas ações realizadas no ano de 2022. Um exemplo disso, foi os dados da Campanha de Vacinação contra a raiva em de cães e gatos, chegando a mais de 38 mil animais.
A meta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) era de que o município pudesse alcançar 34 mil animais vacinados, porém, o CCZ alcançou 38.958 cães e gatos vacinados. As ações aconteceram em todos os bairros da cidade e também na zona rural do município.
De acordo com o coordenador do CCZ, médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, o ano de 2022 foi positivo em relação à 2021, ano que, segundo ele, as ações foram, em parte, comprometidas em razão da pandemia.
“O ano de 2022 foi bem produtivo aqui no CCZ. O ano de 2021 foi mais lento devido à pandemia, mas este ano realizamos tudo que estava na programação com ação em todos os bairros de Marabá. Concluímos as ações na Nova Marabá e também concluímos em Morada Nova, São Félix, Nossa Senhora Aparecida e Cidade Jardim e todos os núcleos foram assistidos com coleta de sangue e ações contra a leishmaniose, fizemos esse trabalho com eficiência e foi bem produtivo”, destacou.
O êxito das ações contou com apoio de parceiros como as equipes do Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias, Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá e militares do Exército no apoio às ações de vacinação e coleta de sangue de animais. A campanha iniciou em setembro e encerrou encerramento em 18 de novembro, porém, o atendimento para vacinação de cães e gatos continua.
“E na prevenção da raiva com apoio do Exército, das equipes de Endemias e SSAM nos ajudou também e conseguimos êxito e conseguimos bater a meta da Sespa. Também tivemos ações de captura de animais e castração esse ano”, informou Flávio Ferreira.
Em 2022, com o novo Centro de Esterilização de cães e gatos, houve um acréscimo nos procedimentos alcançando 1800 castrações, 600 cirurgias a mais que em 2021, quando foram registradas 1200 esterilizações em cães e gatos e a expectativa para 2023 é alcançar 2500 animais.
Em Marabá, desde 2012 não há casos de raiva animal em cães e gatos no município. Este ano, houve um caso registrado na zona rural em um equino, caso confirmado pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, a área foi isolada e feita a vacinação em uma faixa de 10 quilômetros do local. O caso é de responsabilidade da Adepará, Agência de Defesa Agropecuária do Estado.
No CCZ continua a vacinação contra a raiva, atendendo a demanda espontânea e a programação para este fim de ano não muda o atendimento, permanece normal de segunda a sexta com plantões nos finais de semana.
“Temos vacinas suficientes para atender a população e funcionamos das 7 da manhã às 18 horas e no final de ano não iremos parar, estaremos abertos normalmente de segunda a sexta e nos finais de semana teremos o plantão”, informou Flávio Ferreira da Silva, Coordenador CCZ.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom