CCZ: No Centro tem 37 animais disponíveis para adoção, com vacinas e testagem em dia
A adoção de animais é um dos principais serviços disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Marabá, o CCZ. Atualmente, o centro tem trinta cães e sete gatos disponíveis para um novo lar.
Entre os animais disponíveis para adoção está uma cadela que foi resgatada juntamente com os filhotes, na Praça São Francisco, núcleo Cidade Nova. Todos os animais que estão sob os cuidados do CCZ foram resgatados de situação de abandono ou recolhidos nas rondas realizadas pelas equipes.
Os animais passam por testagem de leishmaniose e recebem vacinação antirrábica assim que chegam ao centro. As pessoas interessadas em adotar um animal precisam ser maiores de idade e se apresentarem no CCZ portando RG e CPF.
“A pessoa vem, escolhe um animal. A gente faz um termo de adoção desse pet para a pessoa ter ciência. A gente também dá as orientações quanto à vacinação, viroses e vermífugo. Adotando o animal aqui, a pessoa leva o termo de adoção, que dará a garantia para a castração, com agendamento especial”, explica o diretor do CCZ, Flávio Ferreira da Silva.
As pessoas interessadas podem ir à sede do CCZ de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outros serviços prestados pelo CCZ são a castração, agendada por meio de WhatsApp, testagem de leishmaniose às segundas e quintas, das 8h às 10h e às terças e quartas, das 13h às 15h.
O diretor ressalta os benefícios que o convívio com o animal pode trazer e faz um convite.
“Eu tenho relatos de casos de pessoas que adotaram animais quando estavam com depressão e esses animais trouxeram uma vida de qualidade a esses tutores, com reciprocidade, troca de carinho. Se você quiser um animal para companhia, para o seu lar, procure o Centro de Controle de Zoonoses”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio