CCZ: Ação Animal no bairro Nossa Senhora Aparecida faz vacinação de cães e gatos
A manhã desta sexta-feira, 19, foi para levar o amigo pet para atualizar a vacinação contra a raiva animal e também para fazer coleta de sangue para exames laboratoriais de diagnóstico da leishmaniose. A ação aconteceu no espaço da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, no núcleo da Nova Marabá.
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou os atendimentos aos cães e gatos com vacinação e coleta de sangue, acompanhado de estudantes do curso de medicina veterinária da Faculdade Anhanguera.
“Para os estudantes é um momento ímpar, pois hoje estão, como diz no jargão popular, ‘com a mão na massa’, pois temos que sair da parte teórica e hoje estamos aqui propiciando uma vivência prática”, avaliou o médico veterinário e professor Jorge Cavalcante.
A dona de casa Amanda Alves possui 3 cães e aproveitou a oportunidade para trazer todos eles para a vacinação. Ela conta que levar os bichinhos até ao CCZ, que fica em outro núcleo urbano, fica bastante difícil pela falta de logística.
“Pra mim, cuidar de três cães é tranquilo, pois gosto muito e hoje aproveitei porque fica mais fácil para fazer a coleta para fazer o teste. O CCZ fica longe aqui do bairro e agora está todo mundo vacinado e com a coleta pronta”, frisa.
O comerciante Valdimar Gomes Paiva, também aproveitou a ação para vacinar os seis cães que possui.
“Esse momento é importante e lá em casa tem seis cães e vou trazer todos para vacinar e fazer a coleta e estou trazendo por etapa, de dois em dois”, conta.
Dona Sônia da Silva Parrião, não perdeu tempo e trouxe a pequena Tiffy de 4 meses para se vacinar.
“É bom trazer o cãozinho pra medicar, saber como ele está, pois saúde deve vir em primeiro lugar né?”, declara.
Na ação de hoje, pela manhã, o Centro de Controle de Zoonoses espera atender cerca de 120 cães e gatos, com vacinas e coletas de sangue.
O médico veterinário do CCZ, Nagilvan Amoury, explica que essa ação tem por objetivo a prevenção a zoonoses e a coleta visa o combate a leishmaniose que tem atingido à sociedade há bastante tempo.
“A coleta é nos cães e análise no CCZ , se der positivo fica a critério do proprietário se vai permitir a eutanásia ou se vai tratar o animal em casa e o cuidado, pois por lei o tratamento é responsabilidade do proprietário”, esclarece.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom