CCZ: Ação de Saúde animal chega ao bairro KM 7
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de saúde animal pelos bairros. Dessa vez, os serviços de vacinação antirrábica e teste de leishmaniose foram levados ao bairro KM7, no núcleo Nova Marabá. Foi a primeira vez que o CCZ realizou a ação no bairro.
Manuela Fernandes é moradora do bairro e aproveitou a oportunidade para realizar o exame de leishmaniose na cadela Lesly Elizabeth Shen, de 7 meses, após saber da ação do CCZ, por meio das redes sociais. Ela trabalha em um Pet Shop, então já é familiarizada com os cuidados com os animais.
“Eu acho interessante porque para quem mora aqui na Nova Marabá é muito difícil, para quem não tem transporte para ir no CCZ, na Cidade Nova. Como eu trabalho em um Pet Shop, eu já sei mais ou menos o básico das coisas que acontecem no mundo animal e a gente podendo evitar, até adquire melhor a saúde deles”, ressalta.
Além da vacinação e testagem, foram realizadas orientações a respeito dos cuidados referentes à leishmaniose, entrega de materiais informativos sobre os sintomas, transmissão, prevenção, tratamento e cuidados, e entrega de repelentes.
A aposentada Maria de Fátima Costa soube da ação por meio de uma vizinha quando foi ao mercado, voltou para casa e levou o cachorro Petruk, de seis meses, para tomar vacina e fazer o teste de leishmaniose. Ela destaca a importância do cuidado com os animais.
“Eu tenho amor pelo meu bichinho. Ele é bem cuidado e gosto muito de animal. As pessoas que puderem adotar, contribuir com o bairro, para não ter tanto animal na rua, seria melhor ainda”, declara.
Durante o ano passado, a ação itinerante esteve principalmente nos locais mais distantes da sede do CCZ, como a Vila Sororó, por exemplo, mas também nos demais bairros. Nos últimos dias, as ações já foram realizadas no bairro Nossa Senhora Aparecida, Folha 01, Residencial Tiradentes, em Morada Nova e bairro Bela Vista.
“Nós vimos a importância de fazer a ação nos bairros distantes. Convidamos as pessoas que têm seus animais para vacinar, levar ao CCZ ou aproveitar, ficar sempre entrando no site da prefeitura, no Instagram e Facebook, que vamos passar em todos os bairros oferecendo esses serviços”, convoca o Coordenador do CCZ, Flávio Ferreira da Silva.
Flávio Ferreira da Silva, Coordenador do CCZ
Laudicéia Tavares foi uma das primeiras pessoas a chegar ao ponto de atendimento. Ela soube da ação pelas redes sociais e compartilhou a informação com mais pessoas. Aproveitou para deixar a saúde do Ted, de cinco anos, em dia.
“É muito bom porque eu pelejo para levar ele ao zoonoses e não tem como porque não temos carro e para pegar um aplicativo é difícil. Eu fiquei muito feliz”, frisa.
80 animais foram vacinados e feitas 50 coletas de sangue para o teste de leishmaniose em cães.
Os resultados dos exames realizados, na ocasião, são disponibilizados mediante o código gerado durante o atendimento, em até 30 dias após a coleta, por meio do Whatsapp do centro no número 94 3324-4411.
A próxima ação do CCZ será no dia 18 de junho, em parceria com o grupo de protetores Anjos sem Asas, no bairro Amapá.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos